terça-feira, 18 de janeiro de 2011

60° Dia – Ruta 5, Km 301 - Socos (Ruta 5, Km 372) – 15/01/11

A noite passada foi bem tumultuada. Além da preocupação conosco e com as bikes, existia um grande movimento de caminhoneiros no restaurante em que acampamos. Até umas 3h da madrugada não conseguimos dormir de forma constante. Com a chegada da manhã parece que veio uma tranquilidade e aproveitamos para descansar até às 9h. Levantamos, tomamos nosso café cheio de frutas (pois estavam estragando devido ao calor e à trepidação) e começamos nossas pedaladas.
      Hoje foi mais um dia em que saímos sem rumo. Um pouco antes de dormir estudamos o mapa e vimos que tínhamos duas possibilidades:
            1. Irmos até Ovalle e no dia seguinte até La Serena. O ponto negativo era que teríamos que andar 100km os dois dias e a vantagem era que com certeza teríamos onde passar a noite;
            2. Irmos o tempo todo pela Ruta 5 até acharmos algum lugar para pernoitarmos. A vantagem era que não precisaríamos sair do nosso caminho para Coquimbo / La Serena e os pontos negativos eram que talvez passássemos mais uma noite de forma precária e talvez a quilometragem ficasse mal dividida entre os dois dias.
     Saímos do restaurante às 11h20min sob um sol escaldante e um pouco de vento a favor. Desde o início da pedalada sofremos com os intermináveis cerros que subíamos e descíamos. Nestes últimos dias estamos vivenciando o que ficamos sabendo o relevo do Chile: 80% é montanha! Porém achamos que estamos sendo trapaceados, pois estão nos devendo os 20% de plano!
     Depois de muito pedalar, paramos no restaurante “Gato Negro” para almoçarmos. Já estava com o estômago colado nas costas (Moacir), mesmo comendo bolachinhas e mariolas enquanto pedalava. Pedimos dois pratos de carne com arroz, duas saladas e uma porção de batata frita. Comemos e ficamos um tempo de bobeira para conseguirmos fazer a digestão.
     Aproximadamente às 17h saímos do restaurante, mas não sem nos informarmos sobre onde dormir. Ficamos sabendo que teríamos que andar mais uns 14Km até chegarmos num vilarejo com uma “Estación de Servicio” onde existem hospedajes próximas.
      Subimos nas bikes e lá fomos nós. Mal conseguíamos pedalar de tão cheios. Para nossa sorte eram 14Km de descida quase o tempo todo. Chegando no posto de gasolina, nos informamos e, para nossa alegria, a hospedaje ficava a 200m.
     Chegando no minimercado, que também era hospedaje, pedimos por um quarto e já compramos uma água para amanhã. Instalamo-nos, tomamos banho e demos uma deitada para ver uma televisão enquanto alongávamos e descansávamos. Mais tarde fomos no posto comer um cachorro quente com café e voltamos para o quarto.
     Agora a Cris está lavando as roupas dela enquanto escrevo. Daqui a pouco vamos finalizar a arrumação da bagunça toda para ver se conseguimos sair amanhã cedo. Amanhã chegaremos em Coquimbo (assim esperamos) para curtirmos uns dias de praia em Coquimbo e La Serena.
     Obs.: Durante a nossa pedalada de hoje observamos um hábito um pouco diferente dos nossos. Eles vendem cabritos inteiros, somente sem a pele e órgãos, na beira da estrada. Os animais são cobertos por um pano branco (parecido com uma fronha) e quando um carro passa, eles abrem o tecido e expõe o bicho pendurado e todo aberto.
- Hospedaje: R$60,00 - Almoço: R$42,00 - Água: R$6,00 - Janta: R$8,60
Estatística:
- Distância: 71,64Km - Tempo: 3h59min13” - Média: 17,96Km/h
- Excelente, acostamento largo e com asfalto em perfeitas condições.