quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

41° Dia – Las Cuevas – Los Andes (Chile) – 27/12/10 – Segunda-feira

     Acordamos à 8h30min e começamos a arrumar nossas coisas. Às 9h demos uma pausa e fomos tomar o café da manhã (café com leite com torradinhas com manteiga e doce de leite). Assim que acabamos de comer fomos finalizar a arrumação dos materiais para partirmos.
     Às 10h saímos do hostel para os nossos últimos Km argentinos e nossa entrada no Chile. Assim como ontem, o vento contra estava muito forte e pudemos ratificar a grande utilidade do Buff (um pedaço de tecido tipo uma manga de camiseta que se pode utilizar de diversas maneiras) em condições assim. Colocamos de forma que tapasse boca e nariz e ajudou muito para que evitássemos o ressecamento das vias respiratórias.
     Chegamos no Tunel Cristo Redentor às 10h20min e prontamente um argentino que trabalha lá nos informou que viria um veículo para nos levar até o outro lado, pois é proibido o trânsito de ciclistas e pedestres no túnel. No fim das contas era ele mesmo o motorista e fomos na cachorreira de uma Fiorino junto comas bikes. Chegando do outro lado faltava pouco para adentrarmos oficialmente no Chile.
     Ao chegarmos na aduana chilena percebemos um grande movimento. Assim que paramos, já nos entregaram uns papéis para preencher. Depois de preencher fomos ver o que tínhamos que fazer e nos falaram para entrar na aduana e passar em seis guichês. Ao entrarmos na aduana parecia que estávamos no meio de uma feira. Era uma multidão e uma bagunça inimaginável. Entramos numa fila e uns 3min depois um cara já nos indicou outro locla. Entramos em outra fila e esperamos, aproximadamente, uma hora até sermos atendidos (sorte que perguntamos antes se eram necessários os papéis que nos entregaram lá fora, pois precisava de mais um documento e não haviam avisado nada! Por pouco não tivemos que ir pro fim da fila). No fim das contas passamos em apenas dois guichês, pois os outros eram para quem estava de carro.
     Saindo com todos os papéis e passaportes carimbados, só faltava a revista das bikes. Como havíamos declarado que estávamos carregando gêneros agrícolas nos mandaram retirar tudo (não sabíamos que não poderíamos passar com eles). Enquanto entregava nossos pêssegos, maçã, batatas, laranja e cenoura, ainda comi (Moacir) a nossa última banana.
     Depois de tudo isso, seguimos viagem! No início estava tudo em obras e muito ruim de pedalar, mas em pouco tempo chegamos nos “Los Caracoles”. Um lugar muito bonito e encantador. Com suas 29 curvas e paisagem deslumbrante, é algo que vale a pena conhecer.
     Passados os “Los Caracoles”, as descidas continuaram. Não parávamos de descer. Gastamos os freios! Tivemos que dar nossas primeiras pedaladas realmente aos 41Km de viagem. No caminho pudemos perceber grande diferença no ar (muito mais úmido do que no lado argentino) e nos morros (com muito mais vegetação) e passamos por um lugar com uma fenda nas rochas bem legal.
     Ao chegarmos em Los Andes encontramos uma cidade não tão pequena, mas sem muito atrativos. Demoramos até decidirmos onde ficar. Acabamos nos instalando num hotel bem no centro da cidade.
     Em seguida tomamos sorvete, fomos no super e voltamos ao hotel para jantarmos. Fiz (Moacir) um arroz com galinha com o fogareiro no pátio do hotel e, depois de comermos, fomos dormir. Lembrando apenas que hoje começamos o dia na altitude de 3.200m e acabamos em 930m acima do nível do mar.
Gastos:
- Hotel: R$72,00 - Super: 33,20 - Sorvete: R$3,20
Estatística:
- Distância: 74,92Km - Tempo: 4h26min59’ - Média: 16,83Km/h
Condições da estrada:
- Muito boas.

Um comentário:

  1. Estranho não termos nos visto (pelo menos não me lembro), pois nesse mesmo dia eu e um amigo subimos a cordilheira... No final não passamos pelo túnel, preferimos subir até o Cristo Redentor, que fica a 3850m de altitude. Nesse dia fizemos 83 km entre uma comunidade depois de Los Andes e onde terminamos o dia - Puente del Inca.

    ResponderExcluir