sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

70° Dia - Ruta 5 - Vallenar - 25/01/11 - Terça-feira

Ontem à noite (e durante a madrugada) foi mais uma batalha contra os mosquitos. Pelo menos o efetivo deles diminuiu e conseguimos dormir um pouco melhor. Acordei (Moacir) às 5h, mas ainda parecia estar longe de amanhecer. Sendo assim, voltei para a cama e coloquei o despertador para às 7h. Assim que tocou, notamos que havia claridade e começamos nossos preparativos para mais um dia de muuuuito pedal! Podemos dizer que o trajeto de hoje foi para testar o físico e o psicológico.
      Logo no início do dia ainda pegamos um plano, mas assim que completamos uns 6Km tudo mudo: fazíamos muita força para manter 14Km/h. O terreno parecia plano, mas era uma subida pouco íngrime. O vento estava meio contra, meio de lado, e assim que entramos na Província de Atacama, o asfalto ficou muito ruim.
      Pedalamos nessas condições durante 40Km, pois a partir deste momento começou mais uma daquelas subidas absurdas. Durante 7Km, subimos os cerros para passarmos para outro vale. Assim que começamos a descer, paramos num restaurante na beira da estrada (havíamos pedalado 48Km e ja era 14h30min). No restaurante não tinha nada para comer, então pegamos uma pepsi gelada e dá-lhe bolacha, mariola e sanduíche que havíamos preparado.
      Nesta altura do dia, já estávamos muito cansados e pensando seriamente em parar no próximo povoado que ficava 20km a frente. Para tentar nos situar melhor, perguntamos para um homem sobre o relevo até Vallenar. Para nossa felicidade extrema, ele disse que ia "bajando" o tempo todo, só teríamos mais uma subida pela frente.
      Com um sorriso meio cabreiro no rosto (muitas vezes já nos deram informações inverídicas) continuamos nosso caminho. Ficamos felizes em quase não precisar pedalar para percorrer os 20Km até o próximo vilarejo. Assim que chegamos, paramos em outro restaurante para comermos algo, pois estávamos com muita fome e sede. Pegamos um "churrasco com palta" (pão, carne, abacate, tomate e maionese) e um "ave solo" (pão, frango, tomate e maionese) acompanhados de 1,5L de água bem gelada e de 1,6L de suco de pêssego. Assim que acabamos nosso almoço, descansamos um pouco e seguimos viagem (ainda faltavam 50Km).
      Saindo do vilarejo, ainda descemos um pouco mais, mas em seguida começamos uma longa subida. Torcíamos para que fosse a tal subida que o homem havia nos dito (e não é que era mesmo?!). Depois que chegamos no topo, foram uns 35Km de descida pouco íngrime até vallenar. Ríamos e conversávamos muito neste trajeto, extravazando toda a felicidade de estarmos completando os 120Km do dia, apesar do início desanimador e extremamente difícil.
      Chegando na cidade, começamos nossa busca por onde ficar. Acabamos ficando num residencial bem agradável. Iríamos sair para jantar, mas o cansaço falou mais alto. Acreditamos que hoje foi o dia em que ficamos mais tempo pedalando até agora. Então a Cris ficou cozinhando uma massa, enquanto fui buscar meio pollo assado e algumas bebidas geladas. Após comer, ficamos um tempo deitados vendo televisão e conversando, em seguida fomos dormir.
Obs.: Durante o dia de hoje passamos muito tempo pensando sobre os próximos dias. A estrada tem ficado cada vez mais desértica. Além disso, uns ciclistas locais nos disseram que não há nada de povoados durante longos trechos. Ou seja, não há onde parar para descansar e comprar água e comida. E ainda, estamos um pouco "atrasados" em relação ao cronograma e quanto mais dias demorarmos, mais despesas teremos. Juntando tudo isso, decidimos pegar um ônibus de Vallenar até Antofagasta. Para ratificar nossa posição (para não dizer um sinal), assim que chegamos em Vallenar vimos uma placa que indicava rodovia em obras nos próximos 120Km.
- Almoço: R$25,60    - Bebidas: R$9,60   - Bebidas e sorvete: R$4,20   - Residencial: R$88,00   - Janta: R$18,00
Estatísticas:
- Distância: 123,79Km   - Tempo: 8h14min22"   - Média: 15,62Km/h
- Ruins, asfalto muito irregular.