sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

66° Dia – La Serena – La Higuera – 21/01/11 - Sexta-feira

     Acordamos tarde (lá pelas 10h), pois sabíamos que o percurso de hoje não era muito grande, uns 60Km, e queríamos aproveitar um pouco mais do conforto do hostel. Assim que levantamos, fomos tomar o nosso café da manhã com as sobras da janta de ontem e arrumar tudo para partir.
     Às 12h30min começamos nossas pedaladas. O início foi bem diferente do que estamos acostumados: 10Km de plano! Mas, de repente, começou um vento contra bem forte e, em seguida, voltou o clássico sobe e desce. Sofremos e suamos bastante até completar 45Km.
     Neste momento avistamos uma parede na nossa frente. Assim que nos aproximamos, vimos que não contornaríamos, mas sim, subiríamos! Não acreditávamos no que vinha pela frente. Decidimos colocar nas marchas mais leves e subir sem pressa, com toda calma do mundo. Conforme subíamos, nos aproximávamos das nuvens. Sem exagero! Ficávamos com frio nas curvas que ficavam nos cantos dos morros e suávamos nas retas. Foram 10Km de subida (marcado no odômetro) e, aproximadamente, 1h30min de muitas pedaladas.
     Assim que transpusemos o cume, ficamos uns 5Km sem pedalar, aproveitando a longa e pouco íngreme descida. Em seguida, chegamos à cidade de La Higuera.
     A cidade fica afastada uns 2km da Ruta 5. O acesso é asfaltado, porém lomba a cima! Chegando na cidade, perguntamos para vários moradores se havia alguma hosteria, hospedaje, camping ou qualquer lugar em que pudéssemos passar a noite. Para nosso desespero, todas as respostas foram negativas. Quando já pensávamos em pedir para acampar nos fundos da igreja, descobrimos que uma mulher “arrendava” camas.
     Chegando na tal casa, confirmamos que alugavam camas. Não tivemos dúvida, era ali mesmo que pernoitaríamos. Entramos no terreno pela entrada dos carros e nos deparamos com uma situação meio precária (era uma casinha de madeira cheia de pó e com sacos de cimento empilhados num canto e um pátio imundo com um pastor alemão meio doente). Instalamo-nos, comemos uns sanduíches e fomos tomar banho. O banheiro ficava numa casinha fora da casa, sendo uma construção com duas entradas: uma para o chuveiro e outra para a pia e vaso. Assim que liguei (Moacir) a água quente, toda a tubulação começou a tremer muito! Pensando que algo estava estragado, chamei o pessoal da casa e descobri que era assim mesmo. O banho, para nossa surpresa, era bom (água bem quentinha e com bastante pressão), mas o banheiro era desumano.
     De banho tomado, desistimos de cozinhar (a preguiça falou mais alto e fomos dormir). Após acordar várias vezes para matar os mosquitos, conseguimos ter uma boa noite de sono.
Gastos:
- Camas: R$32,00
Estatísticas:
- Distância: 61,78Km - Tempo: 5h01min02” - Média: 12,31Km/h
Condições da estrada:
- Ruins, grande parte com acostamento bem estreito e em más condições de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário