quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

373° Dia – Belém – Ilha de Marajó – 24/11/2011 – Quinta-feira

Queijo do Marajó - com leite de búfala

Acordamos realmente cedo (às 4h30min), pois o barco de Belém a Camará (Município de Salvaterra - Ilha de Marajó) sai às 6h30min. Como todos, sem exceção, estavam demolidos, demoramos uns 15min até decidirmos ir mesmo. Sendo assim, começamos a organizar o que faltava e tomamos um belo desayuno. Em seguida, fomos até a parada de ônibus e partimos rumo às Docas do Pará (no centro de Belém). Chegamos lá às 6h e tivemos certa tranquilidade para comprar as passagens e nos acomodarmos no barco. Às 6h30min em ponto iniciamos a nossa viagem.
      O passeio foi bem interessante, pois nas primeiras horas ficamos o tempo todo entre as diversas ilhas que o rio Amazonas possui. Mais próximo de Marajó, pudemos observar a imensidão do rio, pois não conseguíamos enxergar a margem direita e víamos só um risquinho da margem esquerda.
      Ao atracarmos no porto de Camará, já tinham várias vans esperando o pessoal do barco. Sendo assim, subimos em uma delas e foi mais 1h de viagem até a Pousada Asa Branca (pois tínhamos visto na internet que era a mais barata) no município de Soure. Fomos bem atendidos, nos instalamos e já saímos para conhecer a Praia do Pesqueiro.
     Chegando na praia, nos deparamos com uma imensidão de areia e a água lá longe. A mana nos disse que é questão de maré, pois tem vezes que a água está nas barraquinhas (uns 500m de diferença). Ficamos impressionados! Como passaríamos o resto da tarde lá, nos instalamos numa barraquinha. Foi uma tarde de cervejinha gelada e iguarias locais: queijo do Marajó e filé de búfalo. O queijo era parecido com uma ricota, mas possuía um sabor um pouco mais forte, já a carne era mais dura e com um sabor diferenciado. A praia era bem legal e aproveitamos para dar uma caminhadinha para conhecer um pouco mais da região. Nas extremidades da orla existe muito mangue e pode-se observar de longe árvores gigantescas de mangue.
     Na volta para a pousada, ainda pudemos observar o pessoal utilizando búfalo como “caminhão de lixo”. Por aqui o búfalo é utilizado para tudo, sem exceção. De volta à pousada, capotei na cama enquanto elas saíram para jantar. Comeram uma pizza numa lancheria e trouxeram um xis para mim. Assim que chegaram, também desabaram, pois todos estavam extremamente cansados.
- Ônibus: R$28,00 - Pousada: R$50,00 - Barco: R$32,00

1. muito bom seu relato ajudou muito... vo pra la em 19/04 so para o final de semana é possivel eu conhecer algo da ilha no mesmo dia uma vez que quero ficar em Belem e conhecer um pouco da noite?