sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

384° Dia – Barreirinhas – Paulino Neves – 05/12/2011 – Segunda-feira

Acordamos bem cansados do corre-corre dos últimos dias e acabamos perdendo o horário para pegar os primeiros “carros” que saem para Paulino Neves às 7h. Sendo assim, tomamos o nosso café da manhã com uma sensação de tranquilidade, pois já estávamos certos de que teríamos que ficar mais um dia na cidade. Durante o café, perguntei para o dono da pousada se havia algum outro horário de carros e ele respondeu que às 14h, as vezes, eles saíam também. Ficamos contentes com a notícia e, após comermos, voltamos para a pousada para arrumar tudo.
     Com tudo pronto, fizemos o check-out e fomos em direção do ponto dos carros. Antes, passamos numa lan house, pois tínhamos tempo de sobra e fazia tempo que não víamos nada de notícias nem atualizávamos os blogs. Em seguida, continuamos a nossa romaria até o ponto dos carros. Assim que paramos, um senhor nos disse que tinha um carro que só estava esperando encher para partir. O motorista chegou logo e disse que poderíamos almoçar, pois só sairia às 14h. Ele ainda indicou um restaurante bem bom e barato. Ficamos cheios de tanta comida e voltamos para esperar a partida da 4x4.
     Às 14h, embarcamos todos e iniciamos o nosso trajeto para Paulino Neves. A saída de Barreirinhas é um verdadeiro labirinto e não há a mínima possibilidade de algum carro que não seja tracionado passar pelo local. Todas as ruas são de areia, mas muita areia solta! Aliás, tudo é de areia, não existe terra. O pátio das casas, as ruas, as “calçadas”, tudo! Foi 1h de viagem pelo meio deste mar de areia e entre comunidades que vivem quase isoladas até chegarmos a uma belíssima lagoa. As paisagens por quais passamos foram incríveis e nos satisfizeram mais do que o passeio de ontem! Quando quase estávamos chegando em Paulino Neves, passamos por uma comunidade sem água, luz, sem nada! Ficamos impressionados com as condições que estas pessoas vivem. Eles criam cabras e porcos (completamente soltos) para subsistência e não possuem o que para nós é básico. Realmente é outra vida, outra visão de mundo e outra realidade.
    Assim que chegamos em Paulino Neves, nos instalamos numa pousadinha e começamos a fazer todo trabalho burocrático que está mais do que atrasado (aproveitando a wifi da pousada). Mais tarde, saímos para comer algo. Como tudo estava fechado, acabamos nos enchendo de bolos e pães numa padaria, até mesmo porque amanhã não teremos café da manhã na pousada devido ao horário do ônibus (sai às 6h). Mais tarde, começamos a nos preparar para dormir, pois o ônibus até Parnaíba (só tem como ir por estrada de areia ou então pegar uns 200Km de estrada) sai amanhã cedinho.
- Pousada: R$50,00 - Translado: R$60,00 - Compras: R$18,25 - Almoço: R$16,00 - Lan House: R$1,50