sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

377° Dia – Belém – 28/11/2011 – Segunda-feira


Catedral

     Acordamos cedo, fizemos um cafezão (estamos matando a vontade de comer um mingau de aveia com banana) e fui levar a sapatilha num sapateiro enquanto a Cris ficava arrumando as coisas para mandar a bike para a montagem. No caminho da sapataria, vi que tinha uma loja de bike (COHEN) e perguntei se eles poderiam montar a bicicleta da Cris e para quando ficaria pronta. Como todas as respostas me agradaram, falei que voltaria mais tarde. De volta à casa da mana, pegamos as tralhas todas para mandar montar a bike da Cris e partimos. A Cris e a mana caminharam umas 20 quadras até a loja, enquanto eu ia fazendo a bicicleta de patinete, pois está sem a correia e não tem como pedalar. Chegando na COHEN (Cidade Nova II - em frente ao Formosa – (91) 82355426), o pessoal nos atendeu super bem e se comprometeram em montar a bike sem custo algum. Agradecemos muito pelo apoio e pegamos o ônibus em direção ao Bosque (Jardim Zoobotânico).
     Depois de 1h de viagem, desembarcamos e demos com a cara num portão fechado. Pedimos informação e nos disseram que hoje não abria. Como já estávamos na rua, optamos por ir conhecer o centro da cidade. Depois de uns 45min, chegamos no Mercado Ver o Peso (mais conhecido da cidade) e começamos a explorar a região. Tinha banquinha de tudo que se possa imaginar! Tem a seção de frutas (com jaca, cupuaçu, muruci, além das frutas mais “tradicionais”, das verduras, dos peixes e, até, dos óleos e poções medicinais (tinha vidrinho de tudo quanto era cor e para curar todos os males possíveis!). Deixamos por último a parte de artesanatos. Vimos diversos trabalhos em palha, cerâmicas Marajoaras (tradicionais da Ilha de Marajó) e tantas outras obras.
Mercado de Ferro
     Um pouco cansados, decidimos que era hora de repor as energias. Como a mana já conhecia o mercado, nos levou à barraquinha em que ela já havia almoçado outras vezes. Pedimos a refeição clássica da região: Peixe frito com farinha de mandioca e açaí com farinha de tapioca! Pode-se escolher entre a “pescada” (peixe inteiro) ou “dourada” (filé de peixe). Cada qual mais saboroso que o outro. Ah, a mistura de açaí com farinha de tapioca, apesar de um pouco diferente, fica com um sabor bem gostoso (os nativos daqui não comem açaí com granola ou outro tipo de cereal, apenas com farinha de tapioca).
     Bem satisfeitos com a refeição, fomos dar uma volta pela parte mais antiga do centro de Belém. Bem próximo ao Ver o Peso, tem o Mercado Municipal (recém acabaram a restauração dele) e o Mercado de Ferro, sendo todo, todo mesmo, feito de puro ferro. Caminhando um pouco mais, avistamos a bela Catedral, pena que estava fechada, o Forte e diversos museus. Infelizmente, é segunda-feira e todos estavam fechados (já imaginávamos) para manutenção. Porém, fica a dica de visitar o centro histórico de Belém na terça-feira, pois todos os museus têm entrada franca.
Um "peixinho" com açaí
      Como o calor estava muito intenso e não tínhamos mais o que explorar, vimos que já estava na hora de voltarmos para casa, ainda mais por se aproximar do horário de pico (se pegarmos o ônibus na hora do rush, ele leva 2h30min até Ananindeua e vai com superlotação máxima – é isso mesmo, não foi erro de digitação). Mais 1h30min de viagem e já desembarquei próximo à COHEN, enquanto a Cris e a mana foram direto para a casa para não terem que caminhar as 20 quadras novamente. Quando fui falar com o mecânico, ele disse que estava me esperando para ver se poderia fazer algumas “adaptações” (na verdade umas gambiarras) para conseguir colocar algumas peças. Como o que nos interessa é a bike estar rodando, disse que poderia fazer o que fosse necessário. Mais uns 30min de espera e vualá (perdão aos franceses): nasceu a Penélope! A bike ficou bem legal e esperamos que seja boa para as longas pedaladas na estrada.
     Assim que cheguei em casa apresentei a Penélope para as duas e elas se surpreenderam positivamente. Após a “festa” pela nova bike, começamos os trabalhos burocráticos, pois ainda temos muito o que escrever, digitar e publicar até que os blogs fiquem em dia.
     No cair da noite, percebemos que estávamos bem cansados da correria do dia e fomos dormir. Amanhã ainda teremos que conhecer o Bosque.
Gastos
- Ônibus: R$12,00 - Almoço: R$18,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário