quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

382° Dia – Belém – Barreirinhas – 03/12/2011 – Sábado

Acordamos com o raiar do sol e fomos avisados que, em poucos minutos, chegaríamos em Bacabeira. Como era a nossa parada, começamos a nos arrumar. Descemos do ônibus, pegamos todas as nossas tralhas e fomos procurar a parada do ônibus para Barreirinhas. Infelizmente, descobrimos que o do primeiro horário já havia passado e teríamos que ficar esperando até às 9h30min. Como não restava nada a fazer, ficamos sentados esperando. Enquanto esperávamos, ficamos conversando com o pessoal gente boa do ponto de táxi. Com a chegada do ônibus, os próprios taxistas foram falar com o motorista e cobrador para nos dar descontos, não cobrarem excesso de bagagem e etc. Ficamos impressionados com a solidariedade deste pessoal.
     Depois de umas 3h de viagem, chegamos até o nosso destino final. Descendo na rodoviária, já fomos abordados pelo pessoal da Santos turismo. Como não tínhamos hospedagem nem passeios acertados, optamos por ver o que o pessoal tinha a oferecer. Eles nos deram passeios com bons preços e nos indicaram uma pousada bem baratinha. Desta maneira, já acertamos com eles dois passeios (um para hoje e um para amanhã) e fomos para a pousada que eles indicaram. Após nos instalarmos, o pessoal disse que passaria ali daqui uns 20min para nos apanhar para conhecermos os tão esperados Lençóis Maranhenses.
      Arrumamo-nos rapidamente e já embarcamos numa 4x4 (na verdade um caminhãozinho cheio de bancos na caçamba) em direção às dunas. Foi 1h de muito sacolejo no meio de dunas, arbustos e cursos d'água até chegarmos ao nosso destino. Assim que colocamos os pés na areia, subimos uma duna e já avistamos a Lagoa da Preguiça. Esta lagoa tem a água verde e oferece uma paisagem linda de cima da duna. Após admirarmos a beleza do local, fomos até a Lagoa do Peixe. Outro local extremamente bonito e, neste momento, já desfrutamos das águas refrescantes destas lagoas. Mais um pouco de caminhada e chegamos até a Lagoa Azul, uma das mais conhecidas. Nesta lagoa, ficamos um bom tempo nos banhando e admirando a beleza do local. Com o cair do sol, começamos a retornar até a primeira duna pela qual passamos para admirar o por do sol. Neste caminho, tivemos uma ideia do que deveria ser aquele paraíso na época de cheia – dezembro a junho (quando “surgem” inúmeras lagoinhas no meio das dunas), pois, infelizmente, nesta época do ano não é tão belo quanto imaginávamos.
      Ficamos uns 30min observando o sol sumir no horizonte naquele lugar incrível. Em seguida, iniciamos o nosso caminho de regresso. Foi mais 1h de direção arrojada sobre a imensidão de areia. De volta à pousada, tomamos um banho e nos preparamos para sair para jantar. Saímos da pousada, caminhamos algumas quadras e demos de cara com uma quermesse na praça da igreja. Como o cheirinho da comida estava ótimo, decidimos provar as iguarias locais. A Cris não gostou muito e acabou me dando a viandinha dela, sendo assim, ainda passamos numa lanchonete para pegar um xis com suco.
      Mais do que satisfeitos com a janta, fomos dar uma voltinha pelo calçadão. A orla do rio Preguiça é bem cuidada e oferece inúmeras opções para jantar. A cidade de Barreirinhas é bem pequena, mas possui um centro “turístico” bem cuidado e bem bonitinho.
      Cansados de tanto corre-corre, voltamos à pousada para descansarmos, pois amanhã tem mais passeio.
- Pousada: R$30,00 - Ônibus: R$46,00 - Passeio: R$90,00 - Janta: R$17,50 - Supermercado: R$16,00