quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

374° Dia – Ilha de Marajó – Belém – 25/11/2011 – Sexta-feira

Acordamos cedo, tomamos o nosso café da manhã e começamos a nos preparar para conhecer a praia de Barra Velha. A Cris estava demasiadamente cansada e optou por permanecer descansando um pouco mais, visto que os últimos dias foram mais do que puxados!
      Saímos da pousada e o mesmo taxista de ontem já estava nos esperando. Foram uns 15min até a entrada da trilha até a praia. Nesta altura, podíamos observar inúmeros búfalos e guarás (pássaros vermelhos), animais típicos da região. Caminhamos por uns 200m entre mangues até chegarmos à beira da praia. Aqui a água que banha a ilha varia conforme a época de seca e cheia, pois na época de seca predomina a água do oceano (salgada e clarinha) que vem rio Amazonas a dentro e na época de cheia as águas do rio Amazonas (barrenta e doce) tomam conta da região.
      A praia era bonita, com alguns aspectos bem diferentes do que estamos acostumados. Diferentemente de ontem, chegamos em plena maré cheia e nos instalamos numa barraquinha com os pés dentro da água. Ficamos cerca de umas 2h explorando a região e admirando os Tralhotos (peixinhos que ficam só com os olhos para fora da água e, literalmente, saltam pela superfície da água para se locomover rapidamente.
     Às 11h, sentamos nas cadeirinhas e pedimos um caranguejo para provar as iguarias da região. Como a minha alergia a camarão está muito forte, optei por deixar para comer só na pousada, onde teria um anti-histamínico, se fosse necessário. A mãe e a mana se esbaldaram e eu fiquei só no feijão com farofa e vinagrete.
     Chegando à pousada, dividi a pata maior do caranguejo com a Cris. Achei bom o gosto da carne, mas na hora já começou a me dar a alergia. Realmente não dá para brincar, crustáceos para mim nunca mais! A Cris não foi muito e a mana é que acabou se devorando o “filézinho” do caranguejo. Como já estava na hora, arrumamos tudo e saímos da pousada.
Tralhotos - Peixinhos saltadores
     Fomos até o centro da cidade de Soure para ver se conseguíamos um ônibus até o porto de Camará. Como a viagem era longa, passamos numa lancheria para dar uma forradinha no estômago e pegarmos um lanchinho para a viagem. Para a nossa sorte, o ônibus passou bem em frente de onde estávamos e aproveitamos para embarcar. Foi 1h de viagem até o porto em que aproveitamos para colocar o sono em dia.
     Assim que chegamos no porto, já subimos no barco que vai para Belém e nos instalamos. Em seguida, passou uma mulher vendendo bolo de mandioca. A mana, por já conhecer, chamou a mulher e comprou uns quatro pedaços. Ao provarmos o bolo, entendemos o desespero dela para conseguir chamar a mulher. O bolo era DELICIOSO! Algo bem diferente de tudo que já comemos. Tinha uma casquinha embaixo e em cima e uma parte interna mais mole e meio puxa que tinha um sabor incrível. Foram 4h de viagem com direito a vento forte, chuva, balanços “encagaçantes” e MUITO bolo.
     Ao chegarmos nas docas de Belém, pegamos o ônibus até Ananindeua. Somando tudo, foram umas 6h30min do centro de Soure (Ilha de Marajó) até a casa da mana em Ananindeua (cidade satélite de Belém). Entrando em casa, o Maracatu ficou alucinado e ficava toda hora querendo brincar. Matamos a saudade dele e começamos a arrumar tudo, pois amanhã a mãe já retorna para Porto Alegre.