quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

389° Dia – Jericoacoara – Jijoca – 10/12/2011 – Sábado

Acordamos relativamente cedo, tomamos o nosso café da manhã e já fomos para a praia para aproveitarmos o nosso último dia neste belíssimo lugar. Quando chegamos na orla, vimos que a maré estava baixa e optamos por ficar na praia em frente à vilinha mesmo. Instalamo-nos na areia e ficamos nos banhando em um dos “laguinhos” que a maré baixa proporciona. Pudemos ver diferentes espécies de peixes, caramujos e até um filhote de moreia que parecia estar um pouco desnorteado. A água foi subindo rapidamente e levamos alguns sustos achando que as ondas levariam as nossas coisas.
      Lá pelas 13h, já cansados de tanta água e sol, voltamos ao hostel e começamos a arrumar tudo para partirmos. Não queríamos sair muito tarde de Jericoacoara porque é difícil conseguir condução (4x4, caminhonete ou algo assim), principalmente nesta época e no final da tarde de um sábado. Quando chegamos na rua principal com as nossas tralhas todas, começamos a procurar alguma vaguinha nos “carros”. Todas já estavam lotadas (um monte de gente – umas 16 pessoas – aglomerada nas caçambas de caminhonetes) e falavam para esperar um pouco que tinham outras saindo.
      Depois de esperarmos por 1h, passou um caminhão que estava indo para Jijoca. Um “bugueiro” que estava nos ajudando a achar lugar perguntou para o motorista do caminhão se poderia dar uma carona para nós e para um grupo de 5 franceses que também estão viajando de bicicleta. Extremamente parceria, o motorista disse que era só o pessoal subir, sem problema algum. Sendo assim, jogamos tudo para cima do caminhão e lá fomos nós (tinha que ver o caminhão com 7 bikes mais um monte de gente e bagagem espalhada). O pessoal que já estava na caçamba tentou explicar para os franceses que deveriam ficar mais para frente, pois a parte de trás saltaria e chacoalharia bastante durante a viagem. Como eles não entendiam nada, só riam e faziam sinal de sim com a cabeça. Assim que pegamos as primeiras dunas, os franceses entenderam o que aconteceria nos próximos 90min.
      O motorista pegou um caminho diferente do que viemos e pudemos ir admirando a beleza da orla daquela região durante boa parte da viagem. O único probleminha foi que atolamos! Ou seja, desce todo mundo e mãos à obra! O pessoal já tinha todo material necessário para tentar desatolar. Assim que descemos, já pegaram pás e troncos de árvore. Ficamos uns 20 empurrando o caminhão, cavando e colocando tronco nos pneus. Felizmente, tudo deu certo e conseguimos continuar a nossa viagem, só um pouquinho suados e com um certo banho de areia.
      Chegando no centro de Jijoca, agradecemos ao motorista, montamos as bikes, entregamos o nosso cartãozinho aos franceses e fomos procurar pousada. Como os nossos caminhos são opostos (eles estão indo para Manaus), nem vimos se eles queriam procurar pousada conosco ou algo assim. Pedalamos um pouco e já encontramos uma que parecia boazinha. Instalamo-nos e, apesar das baratas, o quarto até que era aceitável. Tomamos um bom banho e já saímos para jantar e passar no super.
     Comemos num churrasquinho ao lado da pousada. A comida era simples, mas bem boazinha e acabamos nos enchendo de churrasquinho com baião. Satisfeitos, fomos dar uma voltinha pela cidade, pois haviam nos dito que tinha a festa da padroeira da cidade neste fim de semana. Passamos por várias barraquinhas que vendiam um pouco de tudo, lan house e igreja. Depois de 1h, voltamos à pousada e começamos a nos preparar para dormir. Matamos mais algumas baratinhas, fechamos tudo para não termos surpresas amanhã quando acordarmos e caímos no sono.
- Pousada: R$30,00 - Janta: R$6,00 - Compras: R$13,4 - Sorvete: R$9,50 - Lan house: R$0,50