quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

376° Dia – Belém – 27/11/2011 – Domingo

Amazon Beer nas Docas do Pára

Acordamos às 9h, tomamos o nosso café da manhã reforçado com omelete e mingau de aveia e partimos rumo ao centro da cidade. Desembarcamos do ônibus na Praça da República e começamos a observar os diversos artesãos que expõe o seu trabalho numa feirinha que ocorre aos domingos. Como o dia estava muito quente, nada melhor do que uma água de coco bem gelada e um chopp de muruci (sacolé de uma fruta local). Ficamos umas 2h caminhando pela feirinha e vendo muitos trabalhos únicos da região.
      Após passar por todos os estandes, fomos caminhando até as Docas do Pará. Esta região do porto de Belém foi revitalizada e totalmente destinada a restaurantes, barzinhos e lojinhas. Assim que chegamos ao local nos impressionamos com a estrutura e já imaginamos como algo parecido poderia ser feito, facilmente, no cais do porto em Porto Alegre. O local realmente é muito bom, com uma excelente infraestrutura e grande oferta de pratos típicos. Paramos num dos restaurantes e provamos a “Amazon Beer” (cerveja produzida em pequena escala por uma empresa local) e o delicioso pato no tucupi (coxa e sobrecoxa de pato cozido no tucupi – soro/caldo do aipim/mandioca/macaxeira) com jambú (vegetal típico da região, semelhante à couve e que amortece a boca – sendo que a flor tem um maior efeito). A comida estava deliciosa e farta! Que belo almoço! Na saída, ainda pegamos um sorvetinho para apreciar mais umas iguarias.
Teatro Municipal
      Como já estava um pouco tarde, começamos a nossa romaria de volta. Ficamos 1h no ônibus conversando com a Priscila (minha irmã) e o Alfredo (namorado dela) sobre os demais pontos turísticos de Belém que temos que conhecer. Assim que chegamos em casa começamos a editar as postagens e a postar os vídeos no youtube. Teremos uma longa e árdua tarefa até colocarmos tudo em dia. Daqui a pouco comeremos mais um mingauzinho e um pouco de jaca bem gelada (que delícia!) como janta, pois ainda estamos cheios da fartura do almoço. Em seguida, dormiremos, pois amanhã o dia será cheio de trabalhos burocráticos (mandar a sapatilha no sapateiro e mandar montar a bike da Cris) e passeios.