quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

395° Dia – Fortaleza – Beberibe – 16/12/2011 – Sexta-feira

Despertei às 5h e, como não tinha mais sono, desci para começar a preparar o café da manhã. Fiquei surpreso em ver que o dia já estava claro e o calor já se fazia bem presente. Às 5h30min, conforme o combinado, a Cris apareceu já toda fardada para pedalarmos. Tomamos o nosso desayuno reforçado e fomos arrumar as bikes. A Marli e o Márcio, mais uma vez, foram super atenciosos e nos deram várias dicas para a saída da cidade e o percurso até Beberibe.
      Arrumamos tudo e iniciamos as nossas pedaladas às 7h30min. Nesta hora do dia o sol já estava extremamente quente e o calor era insuportável. Pedalamos uns 30min até sair da zona central de Fortaleza e chegarmos até a BR-116. Mesmo após entrarmos na BR, o movimento urbano continuou e dificultava o nosso deslocamento. Pegamos a primeira saída que vimos para a estrada litorânea para tentarmos fugir daquele fluxo intenso.
      Assim que pegamos esta via alternativa, percebemos que não tinha sido a melhor escolha. A “estrada” na verdade era uma pequena avenida e o fluxo de veículos era muito pior do que o da BR. Mesmo assim, continuamos até chegarmos à outra estrada mais a frente. Aproveitamos esta passagem pela cidade para darmos uma paradinha num auto-atendimento do Banco do Brasil, pois estávamos sem dinheiro algum.
      Quando, finalmente, chegamos nesta nova estrada, pudemos relaxar um pouco. A via era bem larga, duplicada e com pouco fluxo de veículos, fazendo com tivéssemos um pouco de folga dos carros que passam colados na gente. Além disso, vimos uma larga e extensa ciclovia no canteiro central que separa as duas vias. Conforme pedalávamos, começamos a perceber a grande quantidade de lojas de móveis rústicos e de artesanatos em madeira. Ficamos impressionados com a beleza do trabalho dos artesãos!
      O sobe e desce, o calor, o sol forte e o vento contra fizeram com que realizássemos a nossa primeira pausa num posto de gasolina para pegarmos uma sombrinha. Aproveitamos o descanso para comer algumas bolachinhas e um picolé. Vimos que tínhamos acertado em sair cedo, pois cada vez o sol ficava mais quente (tornando a pedalada bem difícil) e queremos chegar cedo em Beberibe para ainda pegar uma prainha.
      Após uns 20min, retornamos à estrada. O vento não dava trégua em momento algum e fazia com que pedalar no plano se tornasse algo muito difícil e cansativo. Nesta região tem tanto vento que vimos uns três parques eólicos (parques para gerar energia elétrica com a movimentação das pás de cata-ventos através da força do vento). Depois de mais algumas paradinhas para repor as energias e descansarmos um pouco, avistamos a entrada da cidade. Paramos num posto de gasolina para pedirmos informação sobre pousadas e sobre a cidade. Como o frentista disse que tinha uma bem baratinha, boa e bem na entrada do povoado, lá fomos nós.
      Chegamos na pousada e ficamos felizes com o que encontramos. O local era simples, porém limpo e com um preço bem do nosso agrado. Instalamo-nos rapidamente, tomamos um bom banho e já saímos para irmos conhecer a praia, pois já era 16h. Fomos até o centro da cidade e descobrimos que o meio que o pessoal utilizava para chegar na praia era o “táxi coletivo”, pois não tem ônibus para lá. Sendo assim, fomos até o ponto e já embarcamos num. Em poucos minutos já chegávamos na praia. O taxista nos falou que poderíamos escolher entre ficar em cima das falésias ou ficar na beira da praia. Como preferimos descer das falésias para a praia, optamos por ele nos deixar na parte alta da praia. Agradecemos e fomos explorar a região.
      Caminhamos até o mirante, onde pudemos ter uma belíssima vista da praia, das falésias e dos parques eólicos. Em seguida, fomos conhecer o Parque do Labirinto, onde as falésias formam realmente um labirinto. O local é muito belo e possui vários cânions bem legais. Além disso, a areia desta região tem várias cores, formando paredões multicoloridos. Ficamos um bom tempo tirando foto e dando uma caminhada pela região.
      Como não faltava muito tempo para o pôr-do-sol, descemos para a praia para tomarmos um bom banho de mar. Que coisa boa ficar na água do mar só relaxando. Estávamos precisando, e muito, de uma sessão regenerativa para as nossas pernas! Ficamos 1h na água, só conversando e relaxando. Quando o sol já estava se escondendo atrás das falésias, vimos que já era hora de retornarmos ao centrinho do povoado.
      Saímos da água e fomos até o ponto dos táxis coletivos. Embarcamos e fomos pedindo sugestões ao motorista de algum lugar para comermos. Ele nos disse que tinha um restaurante bem bom a duas quadras do ponto. Agradecemos pela ajuda e fomos jantar, pois estávamos com MUITA FOME!
      O restaurante era bem gostoso e tivemos uma excelente refeição. Em seguida, passamos num mercadinho para comprarmos mantimentos e retornamos à pousada. Assim que chegamos, tomamos mais um banho e caímos na cama. Nesta hora, percebemos que o retorno às pedaladas não será fácil, pois as nossas pernas estavam bem pesadas e recém era o primeiro dia de pedal. Ainda teremos muito chão até Natal e temos que chegar antes do que a nossa família.
- Pousada: R$30,00   - Janta: R$38,50   - Compras: R$14,89   - Táxi: R$8,00   - Lanche: R$6,00
- Distância: 84,3Km   - Tempo: 5h53min36”   - Média: 14,3Km/h
- Excelentes. A estrada em grande parte do tempo duplicada e com um acostamento largo e com um asfalto excelente.