terça-feira, 31 de janeiro de 2012

424° Dia – Barra de Camaragibe – Maceió – 14/01/2012 – Sábado

Acordamos razoavelmente cedo e fomos para estrada o quanto antes. Pegamos a balsa (na verdade um micro barquinho) e cruzamos o rio. Perguntamos para o barqueiro como faríamos para chegar a estrada e ele nos explicou o caminho. Neste momento, descobrimos que teríamos uns 5km de caminho de areia pela frente (ainda bem que a Cris bateu pé para ficarmos em Barra de Camaragibe ontem)!
Assim que saímos da orla do rio, nos deparamos com a “estrada” que o gps indicava. Era um caminho de areia no meio dos coqueirais. Em alguns trechos até era possível pedalar, mas em mais da metade do trajeto tivemos que fazer empurrando as bikes. Os pneus pareciam faca quente na manteiga, era andar 5cm e eles afundavam na areia! Ficamos cansados de empurrar e um pouco de cara por termos que fazer tanta força e ter pouco rendimento. Assim que chegamos numa vilinha, ficamos sabendo que teríamos que subir um morro e depois já seria a estrada. Nesta altura, o caminho de areia já tinha virado uma rua de chão batido.
Quando chegamos numa guarita, perguntamos o caminho para o guardinha. Ele nos falou que teríamos que seguir a estrada pelo meio dos canaviais até chegarmos à praia novamente. Quando víssemos o mar novamente é que estaríamos próximos do asfalto. Um pouco temerosos pela qualidade deste “chão batido”, seguimos as indicações do guarda.
Felizmente, foram uns 15Km de chão batido sem pedras e areia e com paisagens encantadoras. Tínhamos a possibilidade de ver o verde das matas e dos canaviais contrastando com o azul do mar e do céu. Ainda bem que não viemos ontem, pois, além de perder este visual, seria meio complicado pedalar à noite e sem iluminação alguma no meio deste canavial.
Assim que chegamos à civilização, paramos para almoçar. A fome estava grande e nos esbaldamos na fartura de um PF que a senhora do restaurante nos serviu. Renovados, mas ainda com muito calor, retornamos para as pedaladas. O que nos motivava era que agora não faltava muito para chegarmos em Maceió.
Estes últimos quilômetros foram bem tranquilos, com bastante verde à nossa volta e, de vez em quando, uma bela vista do oceano. Pena que a estrada não vai costeando a orla, pois gostaríamos de conhecer todas as enseadas por quais passamos. As propagandas que víamos na estrada chamavam a nossa atenção, mas sabemos que não temos como conhecer tudo que temos vontade, senão chegaremos só em final de março em Porto Alegre, mas março de 2013!
Assim que nos aproximamos da zona urbana de Maceió já pegamos a beira mar. Deparamo-nos com uma excelente infraestrutura no calçadão. Tinha uma ciclovia bem sinalizada e também vimos diversas faixas da prefeitura da cidade incentivando a prática de atividade física regular. A primeira impressão da cidade foi ótima. Depois de muito pedalar pela orla, chegamos ao bairro Pajuçara, onde fica o hostel da Hostelling International. Infelizmente o hostel estava lotado, mas, para a nossa sorte, conseguimos uma pousadinha bem próxima (Pousada Caravelas) onde o preço era bom e o pessoal super camarada.
Instalamo-nos e saímos para comer algo, pois a fome estava grande. Fomos até o calçadão e demos uma caminhadinha até acharmos o que comer. Depois de passarmos por umas banquinhas de tapioca, deu um desejo de uma bela tapioca com um suco bem gelado. Em seguida, paramos para matar esta vontade, comemos duas tapiocas com suco natural (uma delícia)! Após comermos, voltamos à pousada para dormirmos satisfeitos com os temperos do nordeste. Boa noite.

- Pousada: R$60,00   - Janta: R$19,50   - Sorvete: R$10,99   - Almoço: R$14,00   - Bebidas: R$7,50
- Distância: 62,4Km   - Tempo: 4h20’55”    - Média: 14,4Km/h
- Muito boas, com um largo acostamento constantemente.