terça-feira, 17 de janeiro de 2012

400° Dia – Assú – Natal – 21/12/2011 – Quarta-feira

Acordei cedo para dar um pulo na rodoviária e comprar mantimentos para o nosso café da manhã enquanto a Cris dava mais uma descansadinha. Peguei a bike e fui explorar a cidade de Assú. O vilarejo me pareceu bem simpático e acolhedor, sendo que me deram muita atenção em todas as vezes em que parei para pedir informação de como se chegar na rodoviária.
Assim que cheguei ao terminal de ônibus, descobri que o próximo ônibus saía às 11h, ou seja, teríamos 2h para eu comprar as comidas, retornar para a pousada, arrumarmos tudo e irmos até a rodoviária. Achei que o tempo seria meio apertado, mas era possível. Para garantir os nossos lugares, já comprei as passagens. Agora era hora de ir atrás de comida.
Passei nuns três mercadinhos para comprar iogurte, água gelada e outras coisinhas para a viagem. Num deles, o pessoal ficou encantado com a nossa expedição. De volta à pousada, acordei a Cris e tomamos o nosso saboroso desayuno. Em seguida, já começamos a arrumar tudo, pois não tínhamos muito tempo de sobra. Com tudo em cima das bikes, nos despedimos do pessoal da pousada e partimos.
O caminho até a rodoviária foi tranquilo e acabamos tendo um tempinho de sobra para passar numa lan house, pois precisávamos do endereço do hostel de Natal. Infelizmente todos os computadores estavam ocupados e não tínhamos como esperar. Mas, para a nossa sorte, o administrador foi parceria e deixou usar o computador dele para pegarmos o endereço. Agradecemos pela ajuda e fomos para a rodoviária.
Chegamos com uns 20min de antecedência, pois é bom ter tempo para organizar as bikes no bagageiro. Para a nossa surpresa, descobrimos que o nosso ônibus, na verdade, era um micro-ônibus. Ficamos um pouco preocupados, pois não sabíamos se o motorista deixaria levar as bicicletas e se elas caberiam no bagageiro. Como o vendedor de passagens havia me dito que tinha como levar, fui pedir para ele falar com o motora. Os dois se acertaram e começamos a colocar as bikes no pequeno porta-malas do micro. Coube tudo certinho, mas tomamos conta de todo o bagageiro!
Com tudo pronto, era só aguardar a partida. No horário marcado, embarcamos e iniciamos a viagem até Natal. A linha era pinga-pinga e poderíamos conhecer todos os povoadinhos durante todo o trajeto. Foram 4h de muito dorme, acorda e conhece um pequeno povoado com casinhas simples, gente humilde e condições não adequadas de vida.
Ao nos aproximarmos de Natal, começamos a ver grandes prédios. A cada quilômetro, percebíamos que a cidade era bem desenvolvida e realmente era um grande centro urbano. Desembarcamos na rodoviária e arrumamos todas as nossas tralhas para irmos até a Ponta Negra (bairro onde fica o hostel).
Atravessamos a cidade pedalando e perguntando como se chegava na Ponta Negra. Infelizmente o celular estava com pouca bateria e não podíamos deixar o GPS ligado. Depois de alguns quilômetros, já chegávamos na belíssima orla de Ponta Negra. Ficamos encantados com a região. Como não havíamos feito contato prévio com o hostel, preferidos passar esta primeira noite numa pousadinha e somente amanhã ir bater na porta deles. Sendo assim, começamos a busca por onde ficar.
Acabamos encontrando uma pousadinha simples, mas bem limpinha, com um quarto gigantesco e super bem localizada. Sendo assim, instalamo-nos, tomamos um bom banho e já saímos para explorar as redondezas. Demos uma boa caminhada pela avenida principal e fomos vendo as lojas de artesanato local. Ficamos surpreendidos com a riqueza dos trabalhos dos artesãos, principalmente com as roupas de algodão cru e algodão colorido natural (ele já é produzido com uma cor, não precisa de tinta).
Como a fome era grande e faz tempo que não comemos uma pizza, acabamos pegando a promoção do Habib’s de duas pizzas por R$22,90. O atendente não acreditou que nós dois comeríamos as pizzas lá mesmo e ficou insistindo em perguntar se era para a viagem. Quando chegou o nosso pedido, pudemos entender a reação dele. As pizzas não eram gigantes, mas eram bem grandinhas. Como tínhamos pedido, agora vinha o trabalho difícil: comer tudo aquilo. Com muita paciência e um trabalho árduo, conseguimos acabar com as duas pizzas e saímos mal de tanto comer..rs..
Ainda demos mais uma caminhadinha no Shopping do Artesanato, onde tem três andares de estandes de artesãos. Cansados de tanto artesanato, de tanto caminhar e de tanto comer, começamos o caminho de regresso à pousada, pois ainda tínhamos um bom chão pela frente. Chegando às nossas instalações, nos jogamos na cama e ficamos conversando por um bom tempo. A fadiga da pedalada ainda está presente e seria bem sofrido subir na bike hoje se tivéssemos que pedalar os 240Km (100Km-120Km por dia, ou seja, hoje e amanhã) para chegarmos até Natal.