terça-feira, 1 de março de 2011

100° Dia – Sicuani – Urcos – 24/02/11 – Quinta-feira

Para comemorar nossos cem primeiros dias, decidimos pedalar uns 100Km pelas montanhas do Peru. Acordamos cedo, tomamos nosso café e esperamos a chuva passar para começar nossas pedaladas. Caímos na estrada por volta de 11h.
     A estrada de Sicuani a Urcos é extremamente bela. Existem inúmeros povoados tradicionais cercados por montanhas de cinema. Em diversos momentos parecíamos estar no meio de um filme, devido à beleza da paisagem. O verde das montanhas, os vales, as lagunas, as pequenas plantações e os animais pastando livremente eram colírios para nossos olhos. Algo que nos chamou a atenção foi uma van que passou por nós com o bagageiro cheio de ovelhas vivas!
     Chegamos a Urcos em torno de 18h. A difícil tarefa de achar algum lugar para dormir foi uma das mais difíceis até agora. Todos os hostels e hotéis que entrávamos eram muito ruins e sem água quente no chuveiro (não sabemos como eles tomam banho, principalmente no inverno). Finalmente achamos um pequeno e aconchegante hostel onde poderíamos dormir de forma confortável e tomarmos um belo banho caliente.
     Após nos instalarmos, fomos jantar num belo restaurante de frente para praça da cidade. Para nossa surpresa, o restaurante era típico peruano, onde o preço é incrivelmente baixo pela janta completa (sopa de entrada, bife a milanesa com arroz e salada de prato principal, mate e sobremesa).
     Até agora não entendemos como esses restaurantes sobrevivem cobrando $3,50 (R$2,35) por toda essa comida! Para complementar a sobremesa, passamos num mercadinho e compramos um picolé para a Cris (não gostou muito da sobremesa da janta).
     Aproveitamos que estávamos no mercadinho e compramos as comidas que precisamos para amanhã. Como não havia pão, fomos comprar na praça, onde várias peruanas vendiam diversos tipos de pães. Após comprar todo o necessário, passamos rapidamente na internet, pois teríamos que dormir cedo. Chegando de volta no hostel, começamos a arrumar tudo para dormir e para partir amanhã.
     Agora estou escrevendo e a Cris viu que no palito do picolé que comeu está premiado: outro picolé. Teremos que ver se conseguimos resgatar nosso prêmio em algum lugar!
- Hostel: R$16,70- Janta: R$7,00   - Mercado: R$7,80    - Picolé: R$1,40   - Pães: R$ 1,70   - Internet: R$1,40
Estatísticas:
- Distância: 96,72Km   - Tempo: 5h54min23”   - Média: 16,14Km/h
- Boas, com o asfalto regular e um acostamento constante, mesmo que estreito.