segunda-feira, 28 de março de 2011

126° Dia – Lima – Callao - 22/03/2010 – Terça-feira

Hoje acordamos às 9h e começamos a arrumar tudo para sair de Lima. Tomamos o nosso último café da manhã no hostel, montamos as bikes, agradecemos ao pessoal da recepção pelo excelente atendimento que nos prestaram (indicamos o Lima Hostel para todos aqueles que forem visitar a cidade!) e começamos a nossa viagem pela beira-mar. O nosso objetivo era chegar até Huaral, mas as condições das ruas na saída da capital não permitiram. Já no início da viagem o trânsito se mostrou completamente desorganizado. As pessoas não respeitavam as “preferenciais”, os semáforos e, até mesmo, aos policiais. A bagunça era generalizada. Como não havia acostamento, procurávamos ficar na linha branca da rua, mas os carros só buzinavam e nos jogavam para cima da calçada. Em alguns trechos, avistávamos ciclovias e pedalávamos até elas, mas em menos de 300m elas já acabavam por alguma reforma ou pela presença de algum estacionamento de carros. Aguentamos pedalar nessas condições precárias e estressantes até a saída de Callao. Em Callao ainda passamos por uma situação bizrra quando o Moacir pediu informação para outro ciclista. O homem não falava nada, simplesmente fazia sinal negativo com a cabeça frente às perguntas que o Moacir fez. Sendo assim, só nos restou agradecer ao auxílio e seguir viagem. Quando estávamos cruzando a estrada Panamericana Norte, fui levantar a minha bike (Cris) para descer a calçada sem estragar o bagageiro e o meu banco quebrou (rompeu o trilho). Já estávamos cansados, estressados, eu estava com dor de dente desde ontem e os equipamentos começavam a nos boicotar. Foi aí que percebemos que já era hora de “jogar a toalha”, instalarmo-nos em qualquer hostal da beira da estrada e descansarmos para amanhã resolvermos os problemas.
     Foi isso que fizemos. Assim que nos instalamos, dormimos um pouco e, em seguida, nos arrumamos para sair. Fomos até o shopping Plaza Norte que fica na frente do nosso hostal para vermos se achávamos alguma loja de bikes. Como não encontramos nada, passamos no supermercado para comprarmos mantimentos para amanhã e fomos jantar. Comemos em um restaurante bem legal (Rústicos), com videokê, música ambiente e uma decoração bem divertida com fuscas pendurados no teto, poltronas de zebrinha nas mesas e todo iluminado como se fosse uma discoteca. A comida estava excelente, apesar de não termos arriscado nada diferente hoje. Comemos uma parrilla e um prato com lasanha, ravioles e massa fusilli a Alfredo, uma delícia!
     Assim que jantamos, voltamos para o hostal e nos preparamos para dormir. Agora estou escrevendo o relato enquanto o Moacir assiste esportes na TV. Pretendemos acordar cedo amanhã para comprar tudo para as bikes, procurar um dentista (se eu não melhorar) e conhecer o porto de Callao. Os “problemas” de hoje pelo menos serviram para que possamos conhecer um pouco melhor a cidade de Callao e a famosa Fortaleza Real Felipe!
- Hostel: R$17,40   - Supermercado: R$7,45   - Janta: R$33,35
Estatística:
- Distância: 24,61Km   - Tempo: 1h 51min 23”   - Média: 13,25Km/h
Condições da Estrada:
- Muito ruim: trânsito desorganizado, buracos e ausência de acostamentos.