terça-feira, 15 de março de 2011

113° Dia – Nasca – San Andres – 09/03/2010 – Quarta-feira

Hoje despertamos às 8h e finalizamos os preparativos para a nossa partida. O café demorou a ser servido e só conseguimos sair do hostal depois das 10h. Assim que chegamos às empresas de ônibus (aqui cada uma tem o seu terminal e todos ficam em uma mesma rua), perguntamos sobre o horário e o preço das passagens. Compramos a passagem até Ica e corremos para pegar o ônibus que já estava saindo.
Plaza de Amras de Ica
     Logo que nos acomodamos no ônibus, começou o festival de ambulantes. Inúmeras pessoas entravam e saiam do veículo com as suas iguarias, gritando e oferecendo os seus produtos. Como a fome já estava batendo, aproveitamos para provar o suco de chicha morada (suco feito da fervura de um milho preto que eles cultivam aqui) e pegar um picolé. A viagem foi tranquila e aproveitamos para descansar um pouco mais.
     Chegando em Ica, procuramos uma casa de câmbio e depois fomos almoçar. A comida estava muito boa e aproveitamos para matar a saudade de um pudim. Não era uma maravilha, mas deu pra nos fazer lembrar os doces que comíamos em Porto Alegre. Após comermos, voltamos ao terminal de ônibus e seguimos viagem até a entrada para Pisco. Descemos nesta bifurcação e começamos nossa pedalada do dia.
     Chegamos a Pisco após um pequeno tempo pedalando e ficamos na dúvida de ficar na cidade ou ir até Paracas para ficarmos realmente na praia. Como estávamos com saudade do mar, optamos por seguir pedalando até acharmos uma boa praia. Cada vez mais o asfalto ficava ruim e começamos a entrar numa região meio suspeita da cidade (até um policial para quem perguntamos o caminho nos disse para cuidar, pois era um local perigoso). Já estava tarde e parecia que não demoraria a escurecer, sendo assim, acabamos optando por ficar num pequeno balneário entre o centro da cidade e a praia de Paracas.
     Instalamo-nos num hostel bem legal em San Andres. Infelizmente o litoral daqui (de Pisco a Paracas) não é propício para banho e a faixa de areia existente é cheia de caliça e pedras.
     À noite, saímos para jantar. Fomos num restaurante chinês com uma comida bem gostosa. Após comermos, voltamos ao hostel para descansarmos. Agora estou escrevendo enquanto a Cris arruma tudo para dormirmos. Em seguida deitaremos para amanhã conhecermos o Parque Ecológico de Paracas.
- Hostel: R$27,40 - Ônibus: R$16,00 - Almoço: R$24,66 - Janta: R$15,30 - Chicha Morada: R$0,70 - Picolé: R$0,70 - Kris: R$1,00
Estatísticas:
- Distância: 12,39Km - Tempo: 1h05min03” - Média: 11,45Km/h
- Boas, sendo que no acesso até Pisco existe uma ciclovia paralela à estrada. Em seguida, muito ruim, com o asfalto muito irregular e acostamento inexistente ou muito estreito.