sábado, 12 de março de 2011

111°Dia – Cusco – Nasca – 07/03/2010 – Segunda-feira

Calçada da Plaza de Armas
     Depois de dormirmos um pouco, acordamos no meio da madrugada. O frio era intenso, a chuva sempre presente e os choros de crianças e pessoas passando mal constantes. Com o amanhecer e com a diminuição da altitude, a temperatura foi subindo e a chuva ficando escassa. Aproximadamente às 7h o ônibus encostou e recebemos a boa notícia de termos chegado em Nasca.
     Após desembarcarmos e montarmos as bikes, começamos a busca pela Plaza de Armas (centro da cidade). A Cris até pensou em ficar num hostelzinho perto de onde descemos do ônibus, mas o esgoto a céu aberto e o intenso fluxo de veículos fez com que desistíssemos da ideia. Enquanto nos dirigíamos ao centro, um carro encostou ao nosso lado e começou a fazer propaganda de um hotel. Como não tínhamos lugar para ficar, fomos dar uma olhada.
     Chegando na frente do hotel, desci para ver as instalações e encontrei, além de boas acomodações, uma bela piscina. Como estávamos cansados da viagem, o hotel parecia bom e o preço bem acessível, decidimos encerrar nossa breve busca e nos instalar. Tomamos um banho e dormimos um pouco (finalmente um bom sono na horizontal, depois de 15h de viagem).
Degustando uma Cristal (mais ou menos)
     Acordamos às 12h e fomos dar uma volta pela cidade. Chegando na praça principal (Plaza de Armas), percebemos que a cidade é bem pequena e sem muitos atrativos. Aproveitamos para almoçar num restaurante que tinha uma sacadinha com vista para praça. O calor estava insuportável, pois saímos de uma cidade a 3.400m de altitude com frio e chuva constante para outra a 400m de altitude com calor e desértico. Sendo assim, pedimos nossos pratos e uma Cusqueña bem gelada para acompanhar. Na volta para o hotel, passamos numa empresa de turismo para pesquisar o preço dos passeios para ver as figuras de Nasca. Pudemos perceber que aqui o turismo é mais caro do que nos demais locais do Peru por quais passamos.
     No hotel, atualizamos os blogs e o facebook e começamos a colocar em dia alguns relatos atrasados. Depois de um certo trabalho duro à beira da piscina, já havia escurecido e fomos jantar. Jantamos num restaurante bem bonitinho que havíamos visto na parte da tarde e provamos a cerveja “Cristal”, mas não chega aos pés da Cusqueña.
     Agora já estamos de volta ao hotel e, enquanto escrevo, a Cris arruma as coisas para dormirmos. Amanhã será nosso último dia em Nasca e conheceremos as famosas figuras!