quinta-feira, 3 de março de 2011

102° Dia – Cusco – 26/02/11 – Sábado

Plaza de Armas
     O dia amanhece cedo em Cusco, desta maneira, mesmo tentando dormir muito, acabamos acordando às 9h. O Moacir desceu para mandar alguns e-mais e atualizar o blog enquanto eu me arrumava. Assim que fiquei pronta, desci para tomarmos café. Como só havia pão, café, chá, manteiga e marmelada, fui ao mercadinho que há no andar de baixo do hostel para comprar iogurte, cereais e frios. Ao voltar ao hostel, tomamos um café reforçado e saímos para conhecer a cidade.
     Começamos o nosso city tour pela praça de armas, a principal praça do centro histórico, com a catedral, a igreja Quishuarcancha e o seu museu, o Inca Palace Pachacutec, além de inúmeros hostels, hotéis, restaurantes, agências de turismo e centros de artesanato. Esta praça possui um paisagismo incrível, além de um belo chafariz em seu centro. Os morros ao seu redor dão um toque especial, nos sentimos como se estivéssemos em uma cidade medieval, rodeada de verde por todos os lados.
Catedral
     Seguimos em direção do Mercado Central “General Goods” e, no caminho, passamos pelo Teatro Municipal, pela Igreja de San Francisco, pelo Museu de História Regional e por diversas feiras de artesãos. Ao chegarmos no mercado, vimos tendas de diferentes produtos: frutas, legumes, roupas tradicionais, artesanato, comidas típicas, além de carnes e especiarias; fazendo jus ao nome “general goods”. Ficamos encantados com o artesanato, parecíamos criança indo ao supermercado com os pais.
     Ao sairmos do mercado, passamos pela estação de trens e fomos para a Igreja San Cristóbal. Para chegarmos até ela, tivemos que subir uns 50 degraus, mas valeu a pena a vista que tivemos assim que subimos. Podíamos observar todo o vale que constitui a cidade de Cusco, com suas construções e belas paisagens naturais. Ficamos meia hora admirando a cidade e tirando muitas fotos.
Igreja de Qoricancha
     Em seguida, passamos no hostel para deixarmos os casacos e saímos para almoçar em uma tratoria. Infelizmente, o tempero agridoce que eles usaram para temperar carnes e molhos não nos agradou, além disso, o Moacir achou uma espinha de peixe no nhoque aos quatro queijos. O importante é que já não tínhamos fome. Saímos do restaurante e continuamos o nosso city tour. Visitamos a Igreja de Qoricancha, passeamos pela Avenida El Sol e, para fechar o dia com chave de ouro, passamos em algumas feirinhas de artesanato!
     Depois deste dia cheio, voltamos para o hostel, tomamos banho e descansamos um pouco. Ao despertarmos, saímos para jantar.
Vista na Igreja de San Cristobal
     Passamos por vários restaurantes e um com “menu turístico” (sequencia de pratos com características locais) nos agradou. Jantamos batatas com molho de aji amarelo como entrada, lomo salteado e truta com molho de alho como prato principal e banana com chocolate como sobremesa. Uma comida deliciosa e muito bem servida.
     Já estávamos nos preparando para voltar para o hostel quando passamos por uma salsoteca. O recepcionista nos abordou e nos convidou para assistirmos às aulas de salsa que havia no local até às 24h. Como a entrada era gratuita e a curiosidade grande, esquecemos o cansaço e fomos conhecer o lugar.
Menu Turistico
     O ambiente era um pouco diferente, possuía uma decoração de festa de réveillon e alguns poucos casais dançando. Como eles dançavam muito bem, ficamos admirando as coreografias e bebendo uma cusqueña. Assim que o local encheu um pouco mais, arriscamos uns passinhos, demos muitas risadas e voltamos para o hostel.
     Amanhã teremos mais uma tarde de passeios e novidades pela frente!
- Hostel: R$33,35   - Almoço: R$30,00   - Sorvete: R$4,66   - Cinzeiros: R$3,35   - Aparatos para cabelo: R$3,35   - Boletos de turismo: R$174,00   - Janta: R$18,66   - Noite: R$6,70   - Comidas: R$19,15

1. Olá de novo.... o que eu mais lembro de minha primeira viagem ao Perú foi o gosto da comida..... tudo tinha gosto a peixe. Depois descobri que eles alimentam os animais com farinha de peixe, isto é, todas as carnes tinham gosto a peixe.... por isso eles usam tantos temperos, para disfarçar o gosto! Manda um beijo grande para a Dora quando els chegar. Boa viagem! Liza Patrucco