quinta-feira, 2 de junho de 2011

188° Dia – Puerto López – Puerto Cayo – 23/05/2011 – Segunda-feira

Acordamos às 9h e começamos os preparativos para a ida até Puerto Cayo. O dia estava nublado e isso nos motivou a começar logo a pedalada. Assim que montamos as bikes, nos despedimos da simpática dona do hostal e partimos.
     O início da viagem foi tranquilo, o terreno era plano e o calor estava tolerável. Pedalamos uns 10Km nessas condições até que nos afastamos da costa e começou o sobe e desce entre morros. Para piorar a situação, as descidas não compensavam as subidas e o sol apareceu como para nos castigar. Suávamos demais e parecia que andávamos muito devagar, não havia uma brisa para refrescar.
      Paramos algumas vezes para nos refrescarmos com a água gelada da bolsa térmica que ganhamos do Red Mangrove. E quando já estávamos quase desistindo, avistamos a praia de Puerto Cayo, de cima dos morros. Com esta motivação, descemos o mais rápido que pudemos e nos dirigimos à cidade.
     O povoado de Puerto Cayo é bem pequeno, mas conseguimos encontrar um hostal na beira da praia bom e barato. Assim que nos instalamos, saímos para comer e aproveitar aquele mar azul. Almoçamos no único restaurante aberto, mas tivemos a sorte da comida ser deliciosa. Após o almoço, fomos até a beira do mar, molhamos os pés e percebemos que a água não era tão quentinha quanto esperávamos. Desta forma, decidimos dar uma caminhada pela praia.
     A caminhada foi muito engraçada, pois a areia da beira da praia é composta por pedras que fazem um barulho estranho enquanto pisamos. E cada vez que eu escutava o ruído, me arrepiava toda. Óbvio que o Moacir se aproveitava disso e ficava rindo de mim cada vez que isso acontecia.
     Após a caminhada, fomos até o centro da cidade para comprarmos os mantimentos de amanhã. Como não encontramos o que procurávamos, voltamos para o hostal. No caminho, passamos por um posto policial e aproveitamos para perguntar sobre a estrada que nos levaria amanhã até San Lorenzo. Os policiais foram  muito gentis e nos informaram que a estrada era boa e que não haviam grandes ondulações. Animados com as notícias, voltamos para o hostal para pegarmos a canga e irmos curtir um pôr-do-sol à beira-mar.
     Ficamos uma hora olhando o mar e conversando, o sol se foi e o vento começou a soprar forte e gelado, era a nossa deixa para voltarmos para o hostal. Aproveitamos para passar no restaurante que almoçamos para pedirmos a janta para levar, visto que este era o único nas redondezas e fechava às 18h.
     Agora estamos no quarto do hostal atualizando os relatos e lavando as roupas.  Daqui a pouco vamos jantar e dormir, pois amanhã pretendemos aproveitar uma praia pela manhã antes de pedalarmos até San Lorenzo.
- Hotel: R$27,00   - Almoço: R$11,70   - Janta: R$9,00
- Distância: 31,75Km   - Tempo: 2h06min16”   - Média: 14,9Km/h
- Muito boas, com um bom asfalto e pouco movimento.