quinta-feira, 30 de junho de 2011

220° Dia – Bolivar – San Gabriel – 24/06/2011 – Sexta-feira

Acordamos às 7h, mas uma chuva fininha fez com que voltássemos para a cama. Levantamos às 9h, o céu estava fechado e a chuva parecia voltar a todo instante, mas como tínhamos que continuar as nossas pedaladas, fomos tomar o nosso desayuno. Após comermos, começamos a arrumar tudo para a partida.
     No início da pedalada, a chuva deu uma trégua, mas o frio dificultava as coisas. Ontem a noite, piorei um pouco (Moacir), sendo assim, a Cris disse que pedalaria o tempo todo sozinha. Assim que saímos de Bolivar, parei para falar com um taxista a respeito do trajeto. Ele me disse que seriam 25Km com muitas subidas até San Gabriel. Um pouco decepcionados, continuamos nossas pedaladas. Para nossa surpresa, alguns quilômetros depois, vimos uma placa que indicava 12Km até a cidade. Torcíamos para que o taxista estivesse errado e a placa certa.
      O caminho realmente tinha subidas, mas nada comparado a ontem. Hoje eram subidas e descidas constantes, se revezando quase que igualmente. O problema é que, na metade do caminho, a chuva se fez presente e tivemos que colocar os nossos anoraks. Foram uns 10min de chuva fina, mas que molhava bastante. Quando parou de chover, a Cris tirou o casaco, mas tive que continuar com o meu, pois estava encharcado de suor. A cada descida, o vento gelado batia na roupa molhada (mesmo com o anorak) e dava um belo friozinho.
      Depois de quase 2h pedalando, a cidade apareceu na nossa frente. Ficamos felizes em chegar, mas um pouco assustados com a entrada da cidade (esperávamos algo maior e mais desenvolvido). Conforme pedalávamos, a cidade foi se transformando em algo mais próximo às nossas expectativas. No segundo residencial em que paramos, já nos instalamos. O local tinha boas instalações e era bem próximo à praça principal.
      Tomamos banho e já saímos para comer e ir visitar a cidade de El Angel. Ao nos informarmos de como chegar lá, ficamos sabendo que teríamos que voltar até Bolivar (se soubéssemos disto, teríamos ido para lá de manhã e pedalado a tarde). Como não achamos nenhum restaurante bom (o único melhorzinho só tinha bife de fígado), fomos comer no mesmo restaurante em que jantamos ontem, em Bolivar.
      Pegamos o ônibus e demoramos uns 30min até chegar lá. Almoçamos rapidamente (pois já era 15h) e pegamos um táxi até a cidade. No caminho, o taxista foi nos explicando sobre a reserva ecológica e as diversas lagunas da região. Ficamos um pouco desapontados em saber que tudo ficava a mais de 15Km do centro da cidade. Como já estava tarde, optamos por ficar na cidade e ver o que ela tinha para oferecer.
      Desembarcamos na praça principal e fomos direto para a “oficina” de turismo. Confirmamos que as principais atividades estavam afastadas e já era tarde para realizá-las. Sendo assim, fomos bater perna pela cidade e conhecer alguns locais próximos. Passamos por uma praça com árvores podadas formando diferentes figuras, pelo monumento do novo milênio, por uma praça com inúmeros animais feitos em pedra e pela igreja. Achamos a região parecida com Huaraz (Peru), mas em proporções diminutas. Enquanto olhávamos a igreja, fomos abordados por um repórter e acabei dando uma entrevista (em espanhol, ou quase..rs..).
      Como já tínhamos visto tudo possível, fomos até a parada de ônibus. Chegando o ônibus, embarcamos no pau-de-arara (a porta mal fechava de tanta gente) e fomos, em pé, até San Gabriel. Descemos na entrada da cidade e caminhamos até o residencial. Neste trajeto, a Cris pegou um picolé e paramos numa farmácia para comprarmos uma pastilha para a garganta. Chegando no quarto, demos uma bela descansada, pois o dia foi puxado.
      Mais tarde, saímos para jantar e só encontramos um restaurante aberto. A única coisa que estavam servindo era frango assado com batata cozida. Pedimos dois ¼ de pollo (coxa e sobrecoxa) e fomos nos sentar. Instantes depois, chegou o frango acompanhado de três batatas inteiras cozidas com casca e tudo. Como não havia talheres, pedimos ao garçom que nos trouxesse, e este estranhou o pedido e fez uma cara de surpresa. Lambuzamo-nos comendo todo aquele frango com batata e voltamos ao residencial.
      Agora estou escrevendo enquanto a Cris arruma as suas coisas para partirmos amanhã. Nossa pedalada deverá ser de uns 35Km até o nosso último destino equatoriano: Tulcan!
- Residencial: R$14,40 - Almoço: R$11,17 - Janta: R$8,10 - Iogurte: R$2,88 - Picolé: R$1,26 - Ônibus: R$5,22 - Táxi: R$5,40 - Farmácia: R$3,15
- Distância: 17,68Km - Tempo: 1h40min31” - Média: 10,55Km/h
- Excelentes, com um largo acostamento e um asfalto perfeito.

1. Que presente de anivrsário, pedalar morro a cima e além de tudo com chuva, ninguém merece.Parabéns e que Deus proteja vcs. Beijos.