terça-feira, 21 de junho de 2011

211° Dia – Quito –Guayllabamba – 15/06/2011 – Quarta-feira

Dormimos até tarde, pois sentimos o efeito do happy hour de ontem. Assim que acordamos, iniciamos os preparativos para a partida. Foi difícil dizer adeus ao conforto do Hostal La Rábida, mas tivemos que nos despedir dos simpáticos funcionários e seguir a nossa viagem.
      A saída de Quito foi complicada, havia muito trânsito e a ciclovia não compreendia todo o nosso caminho. Além disso, a zona norte da cidade é repleta de morros, o que acabou nos retardando um pouco. Após pedalarmos 10Km na área urbana, paramos numa bicicleteria para comprarmos um velocímetro para mim (Cris), visto que o meu antigo foi roubado no Peru. O Moacir entrou na loja e escolheu o modelo. Quando foi tentar pagar com a nota de U$100, a loja não aceitou (que surpresa!). Como só tínhamos U$10 trocados, optamos por comprar o velocímetro em Cali.
      Andamos mais duas quadras e paramos num KFC para almoçarmos e trocarmos a nota de U$100. Infelizmente, eles também não aceitaram a nota nem cartão de crédito. Quando já havíamos desistido de comer, um gentil senhor se aproximou do Moacir e perguntou o que estava acontecendo. Depois que ele explicou a nossa epopeia para trocar as notas de U$100, o gentil senhor sacou a sua carteira e trocou a nota. Agradecemos muito a ele e fomos almoçar. Após comermos, pedalamos até a bicicleteria e compramos o velocímetro. Saímos da bicicleteria felizes por termos conseguido tudo que precisávamos e agradecidos por sempre aparecerem boas pessoas no nosso caminho, que nos ajudam a superarmos os desafios. Poucos minutos depois, entramos na estrada Panamericana Norte.
      O caminho até Guayllabamba foi curto, mas intenso. Tivemos uma longa descida, seguida de uma subida de uns 15Km. Subimos por quase duas horas a longa montanha que nos levaria a cidade. Às 16h, chegamos ao pequeno povoado e fomos procurar estadia. Ficamos no segundo lugar que vimos, no caminho para Cayambe.
      Assim que nos instalamos no hostal, pensamos em ir conhecer o zoológico da cidade, mas a preguiça nos venceu e ficamos descansando. Mais tarde, saímos para jantar e aproveitamos para passar num mercadinho para comprarmos o nosso café da manhã. Agora, estou escrevendo este relato enquanto o Moacir prepara tudo para amanhã. Em seguida, iremos dormir, pois amanhã teremos mais Andes pela frente.
- Hostal: R$27,00 - Janta: R$15,48 - Almoço: R$8,24 - Velocímetro: R$12,60 - Água: R$1,44 - Suco: R$1,80
- Distância: 38,48Km - Tempo: 2h21min49” - Média: 16,28Km/h
- Muito boas, pois o acostamento é razoavelmente largo e o asfalto muito bom.