quarta-feira, 8 de junho de 2011

196° Dia – Chone – Flávio Alfaro - 31/05/2011 – Terça-feira

Hoje acordamos às 8h30min: mais tarde do que pretendíamos, mas mais cedo do que estamos acostumados. Está sendo difícil entrar na rotina de acordar e dormir cedo. Depois de um bom café da manhã, aproveitamos que havia wi-fi no hotel e nos informamos sobre o nascimento da nossa sobrinha Larissa. Depois de confirmarmo que ela só chegará no fim da tarde, iniciamos a viagem rumo a Flávio Alfaro.
     Logo que saímos, percebemos uma mudança drástica na vegetação, deixamos para trás as árvores sem folhas e nos deparamos com uma verde mata à nossa frente. O vento quente e úmido, proveniente da mata, nos fazia suar muito. A sensação térmica era de uns 35°C. Apesar do calor, os primeiros quinze quilômetros foram tranquilos, pois o terreno era plano e estava nublado.
     Assim que o sol começou a aparecer, o terreno começou a ondular e a medida que as ondulações aumentavam, o calor se tornava insuportável. Eu (Cris) só pensava em chegar logo para poder tomar um banho gelado. Pedalamos cerca de 35Km até sermos vencidos pelo cansaço e pelas altas temperaturas corporais. Descemos das bicicletas e fomos até uma parada de ônibus que havia do outro lado da estrada. Foi maravilhoso recuperar as forças em uma sombra refrescante. Aproveitamos a parada para comermos alguns sanduíches e nos hidratarmos.
     Na volta à estrada, seguimos baixando e subindo entre pequenos povoadinhos até chegarmos em Flávio Alfaro. A cidade nos lembrou a nossa passagem pelo Peru, era um povoado a beira da estrada, sem estrutura urbana e com aspecto de sujeira. A primeira coisa que fizemos foi procurarmos um hostal.
     Entrei num para perguntar se havia vaga e a suposta dona da hospedagem me disse que o hostal era muito simples e que eu deveria procurar vaga no hotel da cidade. Achei um pouco estranho, mas não quis insistir e fui para o hotel. Chegando lá, fiquei meia hora esperando para ser atendida e quando perguntei se poderia ver o quarto, a recepcionista me disse que não estava com as chaves. Tive a impressão que ela estava com preguiça de atender, desta maneira, fomos procurar outra hospedagem. Pedalamos até o centro da cidade e encontramos um hotel bom e barato, valeu a pena a procura!
     Instalamo-nos, tomamos um banho gelado, lavamos as roupas da pedalada e saímos para procurar um restaurante. Andamos por toda a cidade e não encontramos nenhum limpo (sem frescura, todos eram imundos!), sendo assim, passamos em algumas fruteiras e mercadinhos para comprarmos comida para cozinharmos. Vamos voltar a usar a técnica do fogareiro no banheiro.
     Ao voltarmos para o hotel, vimos uma mensagem da minha mãe avisando que a Larissa já está a caminho, estamos muito felizes e ansiosos. Agora vamos jantar e preparar os equipamentos para amanhã. Em seguida, vamos para uma lan house a fim de recebermos mais informações sobre a Larissa. E, depois, vamos tentar dormir cedo, pois amanhã serão 75Km de sobe e desce intensos até El Carmen.