terça-feira, 14 de junho de 2011

206° Dia – El Triangulo – Quito – 10/06/2011 – Sexta-feira

Igreja de San Francisco
      Acordamos tranquilamente, arrumamos tudo e fomos para a estrada. Sabíamos que teríamos uma subida com desnível de 400m pela frente, mas acreditávamos que o dia seria tranquilo. Na saída pegamos um plano durante 1Km, mas daí para frente começou uma subida que não acabava mais. A altitude, o sol forte e o vento gelado dificultavam nossa progressão naquela interminável lomba. Foram uns 8Km de subida constante em que demoramos mais de uma hora para completarmos.
      Na entrada da cidade, paramos no pedágio para darmos uma descansada e conseguir fazer com que nossa respiração voltasse ao normal, pois estávamos muito ofegantes por causa do pouco oxigênio devido à altitude. Em seguida, continuamos nossa pedalada e a subida finalmente terminou.
      Entrando na cidade, pegamos alguns sobe e desce até chegarmos ao nosso destino. No centro histórico, começamos a buscar o hostel em que ficaríamos hospedados. Paramos para perguntar a um policial se sabia onde ficava o hostel e ele nos disse que ficava numa zona perigosa e nos indicou o hostal em que estávamos parados em frente. Depois desta informação, optamos por ficarmos neste novo hostel (pois, teoricamente, ficava numa zona melhor e era metade do preço).
La Basílica
      Instalamo-nos, tomamos um banho bem mais ou menos (a água sumia e voltava, pois o hostal “divide” a instalação com um restaurante e estava na hora do almoço) e saímos para conhecer um pouco a região, almoçarmos e avisarmos o hostel em que tínhamos feito a reserva que não ficaríamos hospedados lá. Assim que saímos do hostal, procuramos o hostel Quito Cultural pelo endereço que tínhamos e acabamos vendo que ficava na quadra ao lado da nossa (aí começamos a duvidar da informação do policial). Avisamos que não ficaríamos hospedados e depois fomos almoçar. Achamos um restaurante bem bonitinho e barato numa peatonal bem perto do nosso hostel. Comemos bem e depois fomos visitar algumas igrejas no centro histórico.
     Fomos nas Igreja de San Francisco e de La Compañia, na Plaza Grande e, por último, até a La Basílica. O local mais bonito foi a Igreja de San Francisco, pois o seu interior é muito bem decorado e com muitas partes em ouro. Por outro lado, a La Basílica é uma imponente construção de estilo gótico que se destaca das demais. Saindo da Basílica, passamos na praça do Teatro Sucre e tomamos um café para esquentar o corpo.
      Com a proximidade do anoitecer, preferimos passar logo no supermercado e retornar ao hostal. Fizemos um verdadeiro rancho e voltamos para o nosso humilde quarto. Assim que entramos no hostal, fomos recepcionados pela polícia! Um casal de extrangeiros chamou a polícia porque entraram no quarto deles e levaram grande parte das suas coisas! Segundo o pessoal da administração, foram outros hóspedes que fizeram tal coisa e depois foram embora. Por via das dúvidas, sempre que sairmos do quarto trancaremos a porta e colocaremos cadeado.
      Mais tarde, aproveitamos para lavar as roupas e aproveitar a wifi para atualizarmos os blogs e vermos as novidades. Ficamos assim até tarde e a preguiça fez com que não tivéssemos vontade de sair para jantar. Sendo assim, fizemos dois copos de iogurte com aveia e granola para comermos enquanto víamos televisão e depois nos recostamos para dormir, pois amanhã teremos mais o que conhecer.
- Hostal: R$18,00 - Almoço: R$8,64 - Supermercado: R$44,39 - Café: R$12,15
- Distância: 14,79Km - Tempo: 1h33min53” - Média: 9,4Km/h
- Muito boas, mas o acostamento era um pouco estreito.

1. Tenho acompanhado o blog de voces por recomendação de um amigo. Maravilha, desejo muita sorte na jornada!