sábado, 11 de junho de 2011

201° Dia – Santo Domingo de los Colorados – Tandapi – 05/06/2011 – Domingo

Acordamos às 6h, tomamos nosso café e, mais uma vez, a preguiça fez com que voltássemos para cama. Dormimos até às 9h! Aí sim levantamos e começamos a nos arrumar. Às 9h30min o senhor da recepção ligou perguntando se estávamos bem, pois ontem falamos que sairíamos às 6-7h. Terminamos de arrumar nossas coisas e descemos com as bikes.
      Começamos nossa pedalada sob um sol forte e uma temperatura elevada. Os primeiros quilômetros foram na zona urbana e bem movimentada. Conforme íamos nos afastando do centro o fluxo de veículos foi diminuindo e a estrada tomando forma. Infelizmente o acostamento praticamente não existia, pois era uma faixa de uns 25cm de largura em que colocaram a sinalização da estrada (olho de gato).
     Para a nossa surpresa, começamos a parte de estrada descendo uma longa lomba até chegarmos ao leito do rio. Nesta descida, passamos por uma placa que indicava 50Km até Tandapi. Ficamos felizes com a distância e por saber que não teríamos tantas subidas assim.
     Chegando bem próximo ao leito do rio, percebemos uma mudança drástica na paisagem em relação aos dias anteriores. Toda a nossa volta era cheia de montanhas gigantescas, cheias de vegetação e com as nuvens tapando o cume das montanhas. Fomos pedalando e vendo que o dia não seria tão tranquilo assim. As subidas, “que não eram muitas”, se mostraram constantes e razoavelmente íngremes. Suávamos bastante com o calor e as subidas.
     Durante o trajeto fomos percebendo uma grande quantidade de quedas d'água, sendo que algumas já poderiam ser consideradas cachoeiras. O barulho das cachoeiras e o calor fazia com que a vontade de dar um banho fosse cada vez maior. Depois de uma das tantas curvas da estrada, nos deparamos com uma cachoeira gigantesca. Pena que a esta altura o sol já estava encoberto e a tempera tinha caído bastante, ou seja, pipoquei para entrar na água. Ficamos um tempo admirando aquela beleza enquanto recuperávamos o fôlego.
     Em seguida, continuamos nosso caminho, pois já estava ficando tarde e não queríamos pegar noite na estrada. Este trajeto tem muitas curvas e um acostamento muito estreito, fazendo com que os motorista só nos enxerguem em cima da hora em diversos momentos. Pedalamos por mais umas 2h e já víamos as placas de bienvenidos a Tandapi.
     Assim que chegamos na “cidade”, percebemos que eram apenas algumas construções na beira da estrada e nada mais. Ficamos no primeiro hostal que vimos, pois estávamos sedentos por um banho quente e um bom descanso para amanhã. Ficamos pensando que se hoje, que não tinha subida, já foi difícil, como será amanhã que é pura subida?!
     Após o banho, saímos para jantar e comprar alguns mantimentos para o dia seguinte. No caminho, vimos uma maneira um pouco diferente de conservar a carne de porco. Aqui, eles cortam o porco ao meio e penduram ele aberto no meio da calçada. Ao lado, colocam uma panela com vários tipos de carnes fritas e vão decepando com facão o porco pendurado conforme vão vendendo as carnes prontas. Após nossa voltinha, fomos para o quarto (às 19h) e já  deitamos para descansarmos bastante e, também, porque não tinha nada para fazer no povoado.
- Hostel: R$21,60   - Janta: R$9,00   - Padaria: R$1,08   - Mercado: R$3,24   - Bebidas: R$ 1,62
- Distância: 54,93Km   - Tempo: 4h02min25”   - Média: 13,5Km/h
- Ruins, pois o acostamento era muito estreito.