quarta-feira, 29 de junho de 2011

219° Dia – Arco-íris – Bolivar – 23/06/2011 – Quinta-feira

Acordamos às 6h, conforme o combinado. Levantamos, tomamos um excelente café da manhã e, mais uma vez, fomos vencidos pela vontade de dar mais uma recostada. Fomos levantar realmente às 10h. Arrumamos tudo e partimos rumo à fronteira do Equador com a Colômbia.
      Os primeiros 11Km foram de um sobe e desce constante até chegarmos em “El Juncal” (nosso objetivo de ontem). Por sorte optamos por ficar naquele centro recreacional ontem, pois a cidade era minúscula e não tinha nenhuma hospedagem. Continuamos nossas pedaladas, mas a partir daí foi subida que não acabava mais. Pudemos observar que nesta região a cultura indígena perde força e a africana tem maior destaque. Passamos por um pequeno povoado onde as famílias utilizavam uma das faixas da estrada para secar a produção da lavoura, sendo que a estrada é de mão dupla e pista simples, ou seja, os carros dos sentidos opostos tinham que se revesar para passar pelo local.
      Neste momento, recém tínhamos andado uns 15Km e já estávamos exaustos! Não sabemos bem qual o fator que nos debilita tanto, mas a combinação de altitude, subidas intermináveis, vento e frio é algo que realmente diminui muito o nosso rendimento. Com o passar do dia, as coisas só ficavam piores, pois o cansaço começava a se fazer presente, e comecei (Moacir) a sentir sintomas de gripe. Estando pouco debilitado, a Cris é que puxou o ritmo da pedalada e ficava cuidando de mim.
      Parávamos a cada 5Km, pois não tínhamos mais forças para continuar encarando as enormes montanhas a nossa frente. Pelo menos a paisagem ajudava a esquecer um pouco das dificuldades, ficávamos espantados com a beleza da natureza. A estrada era algo absurdo de tantas curvas. No final do dia, conseguíamos avistar o povoado, mas ficamos serpentiando entre os morros por mais de uma hora até, finalmente, chegarmos.
      Antes de sairmos da estrada e entrarmos no povoado, perguntamos para duas senhoras se havia alguma hospedagem na cidade. Levamos um susto quando uma disse que não tinha nada e que teríamos que ir até San Gabriel (mais umas 3h de pedalada) para acharmos algum lugar para dormir. Para nosso alívio, a segunda senhora disse que tinha um residencial simples onde poderíamos passar a noite. Sendo assim, nem titubeamos e entramos na cidade em busca deste tal residencial.
      Chegando no centro da cidade, vimos uma bela praça e já pudemos avistar o letreiro do residencial na próxima quadra. Assim que entramos no estabelecimento vimos que não era tão ruim quanto esperávamos, sendo que o quarto até era bonzinho mas tinha o problema do banho ser gelado. Instalamo-nos e pedimos para a senhora esquentar uma leiteira de água para que tomássemos nosso banho morno de canequinha. Depois do “maravilhoso” banho (a água do chuveiro parecia de degelo de freezer), começamos a nos arrumar para sair e comer algo.
      Procuramos algum restaurante no centro, mas não achamos nada e fomos até a estrada onde tínhamos visto vários bem legais. Acomodamo-nos num dos vários existente e fomos super bem atendidos por um senhor muito simpático. Peguei uma merienda com uma bela sopa e um prato de arroz, feijão, batata frita e salada, enquanto a Cris pegou um churrasco com arroz, ovo frito, batata frita e salada. Comemos bastante e a comida estava muito boa. Como este era nosso almoço e não pretendíamos sair para jantar, pegamos mais um churrasco para levar. Com a janta garantida, fomos em busca do nosso café da manhã. Passamos numa padaria e num mercadinho para comprarmos um pouco de tudo, pois o nosso estoque de comida está quase acabando. Depois de todas as compras, ainda passamos numa lan house antes de voltarmos ao residencial.
      Chegando no quarto, fomos arrumar a cama e fomos surpreendidos por uma aranha no meio dos lençóis. Achando que esse seria o fato mais estranho da noite, agradecemos por não termos deitado sem dar uma olhada. Quando estávamos quase terminando de arrumar a cama, afastamo-la um pouco da parede e vimos uma camisinha usada! Realmente nojento! Um pouco atordoados, continuamos arrumando tudo.
     Agora estou escrevendo enquanto a Cris alonga um pouco, em breve jantaremos e iremos dormir, pois amanhã pretendemos acordar cedo (sem recostada pós desayuno!) para chegarmos cedo em San Gabriel e irmos conhecer a cidade de “El Angel”.
- Residencial: R$9,00   - Almoço/Janta: R$18,36   - Compras: R$9,63   - Internet: R$0,68
- Distância: 35,92Km    - Tempo: 4h00min39”    - Média: 8,95Km/h
- Boas, mas com o acostamento muito estreito em algumas partes.