segunda-feira, 20 de junho de 2011

210° Dia – Quito – 14/06/2011 – Terça-feira

Redução de cabeça de animal e de pessoa
     O dia de hoje foi intenso! Acordamos às 9h e já começamos os preparativos para pisarmos na linha do equador. Antes de sairmos do hostal, confirmamos o caminho e os ônibus que deveríamos pegar com os gentis funcionários da recepção.
     Caminhamos até a parada e, quando chegamos, o ônibus já estava bem próximo. O trajeto até a “Cidad Mitad del Mundo” durou cerca de uma hora e meia. Assim que entramos, nos surpreendemos com o tamanho do local. Era um enorme parque cheio de salas de exposições, monumentos e zonas de lazer. Conhecemos a sala “Franceses”, onde havia a explicação de como os franceses – acompanhados de espanhóis e equatorianos – fizeram as medições do paralelo 0°. Em seguida, visitamos uma sala com maquetes de Guayaquil e Cuenca, importantes cidades equatorianas. Além do museu de insetos, uma sala muito interessante repleta de mariposas e cascudinhos (que não eram tão “inhos”) de todo o mundo. Achamos estranho haver salas com conteúdos tão distintos do objetivo do parque, mas gostamos muito da sala dos insetos.
Nem diferentes hemisférios nos afastam!!!
     Assim que saímos da área em que estão as salas de exposição, fomos até um belo jardim onde se encontra o relógio solar e o monumento que representa a divisão dos dois hemisférios. Obviamente, tiramos muitas fotos fazendo poses ridículas e dando muita risada. E ainda, pudemos conhecer um pouco mais da cultura dos antigos povos que ali viveram, da importância que eles davam ao sol e aos fenômenos naturais através de painéis explicativos. É incrível perceber o conhecimento desses povos tão antigos. Depois disso, aproveitamos para passarmos em umas lojinhas de artesanato a fim de explorarmos um pouco mais a cultura local.
      Logo que saímos da Mitad del Mundo, fomos conhecer o famoso museu Inti Ñan. Ao chegarmos no lugar, achamos um pouco estranho, pois parecia uma construção no meio da floresta e bem rústica. Entramos no local e, depois de caminhar bastante sozinhos, fomos abordados por um rapaz que nos levou até a guia que iria nos acompanhar. Durante o tour, a guia nos explicou sobre o estilo de vida dos povos das quatro regiões do Equador (existe uma tribo indígena que realiza a redução de cabeças de inimigos e de pessoas importantes da tribo através da fervura da pele depois que tiram o crânio – algo BIZARRO!), sobre os animais da região, sobre as formas que mediram o paralelo 0° e sobre os efeitos de estar sobre a Linha do Equador.
     Foi incrível ver a influência da rotação da Terra na água: a guia posicionou uma pia com a mesma água no hemisfério norte, no sul e na linha do equador, e a água rodou no sentido anti-horário, horário e não rodou, respectivamente. Além disso, fizemos experimentos onde constatamos a perda de força e a mudança do ponto de equilíbrio quando se posiciona na Linha do Equador. Adoramos vivenciar estas experiências e confirmar qual é o verdadeiro marco 0°.
Tente em casa: ovo na cabeça de um prego!
     Saímos do Inti Ñan morrendo de fome e fomos procurar restaurantes na volta do museu. Como não encontramos nenhum aberto, pegamos o ônibus e voltamos para o centro de Quito. Paramos próximo ao hostal e almoçamos em um restaurante no caminho e, para variar, comemos demais. Ao chegarmos no hostal, só pensávamos em “jiboiar” um pouco. Dormimos até às 21h e, assim que acordamos, saímos para o nosso Happy Hour de sete meses de casados. Ficamos conversando e provando os drinks dos pubs da praça Foch. Como não haviam bebidas típicas, tivemos que recorrer à cervejinha e à piña colada. Quando nos demos conta, já passava da meia-noite, sendo assim, voltamos para o hostal para descansarmos pois amanhã voltaremos à rotina das pedaladas.
- Ônibus: R$4,14 - Pão: R$1,80 - Ciudad Mitad del Mundo: R$7,20 - Museu Inti ñan: R$10,80 - Almoço: R$15,14 - Janta: R$6,73 - Noite: R$17,46