quinta-feira, 23 de junho de 2011

213° Dia – Cayambe – 17/06/2011 – Sexta-feira

O relato de hoje talvez seja um pouco mais curto do que os anteriores, pois o netbook se entregou de vez (sendo assim, voltamos ao caderninho). Realmente “tem coisas que só a Philco faz por você”. Só a Philco te deixa na mão e faz você perder seus arquivos. Por sorte, fizemos um backup um tempo atrás.
     Hoje acordei às 10h e fiquei tentando ligar o computador até a Cris acordar. Assim que ela despertou, tomamos o nosso desayuno e ficamos descansando um pouco mais para nos recuperarmos do duro, apesar de pequeno, pedal de ontem.
      No início da tarde, decidimos ir conhecer o Parque Arqueológico Cochasquí. Pegamos dois ônibus e chegamos ao entroncamento da estrada com o acesso ao parque. Descemos do ônibus às 14h30min e vimos uma placa que dizia que o parque fechava às 16h. Infelizmente, faltavam 8Km morro acima até chegar à entrada do parque. Sendo assim, desistimos de ir caminhando e optamos por ficar esperando algum táxi ou carona. Depois de meia hora esperando, vimos que a nossa tentativa seria infrutífera e decidimos voltar a Cayambe.
Sorvete de bacia
      Chegando de volta a cidade, paramos numa lan house para ver as novidades e fazer contato com hostals e hoteis de Cali e Bogotá. Depois do trabalho burocrático, passamos no supermercado e fomos almoçar no mesmo restaurante de ontem. Enquanto comíamos, vimos no canal da cidade que haveria uma festa na praça principal em homenagem a San Pedro (padroeiro da cidade).
      Antes de irmos ao centro, passamos no hotel para colocar um casaco, pois aqui é frio após o anoitecer. Chegando no local do desfile, vimos que era parecido com o Carnaval Andino que tínhamos visto no Chile (Iquique e Arica). A diferença é que aqui, a festa tem relação com a colheita e o solstício de 21 de junho. As mulheres usam roupa típica andina (chapéu, casaco de lã, saia, meião de lã e sapatinho preto) e os homens se vestem com uma calça feita de pelego de ovelha ou lhama e colocam uma máscara/toca típica.
      Enquanto víamos a festa toda, provamos dois pratos típicos: um sanduíche de queijo de cabra com figo fervido em uma calda e um “sorvete de bacia” que na verdade é uma merengada saborizada. Depois de vários “barrios” passarem, vimos que já estava na nossa hora, pois amanhã queremos acordar cedo para ir até Otavalo.
      Agora estamos aqui no quarto e, enquanto escrevo, vemos um pouco de televisão. Daqui a pouco vamos arrumar tudo e cair no berço.
- Hotel: R$21,60 - Sorvete: R$0,54 - Picolé: R$2,32 - Sanduíche: R$0,90 - Supermercado: R$1,66 - Almoço: R$9,00 - Internet e ligação: R$6,93 - Ônibus: R$7,20