terça-feira, 7 de junho de 2011

195° Dia – Rocafuerte – Chone - 30/05/2011 – Segunda-feira

Hoje, mais uma vez, acordamos tarde. Os mosquitos e o calor da noite anterior dificultaram o nosso sono. Levantamos da cama às 10h e às 10h40min iniciamos as nossas pedaladas do dia. Apesar do horário, o calor estava suportável pois o céu nublado amenizava a temperatura.
      O início da viagem foi intenso, muito sobe e desce e estrada em reforma. Felizmente, os motoristas equatorianos são educados e respeitam o espaço do ciclista. Pedalamos cerca de 30Km nessas condições até pararmos para comer. Aproveitamos que havia um restaurante bonitinho em Tosagua e aproveitamos para almoçar (ao longo dessa expedição chegamos à conclusão que vale a pena comer comida leve durante a pedalada em vez de comer só lanches o dia inteiro). Durante o almoço, perguntamos para o garçom se ele sabia a distância até Chone e ele respondeu que era cerca de 17Km. Como havíamos visto em uma placa que faltava cerca de 40Km, desconfiamos do garçom.
      Assim que voltamos a pedalar, vimos uma placa indicando a distância de 17Km até Chone. Vibramos em saber que o garçom estava com a razão. Além disso, avistamos um longo terreno plano pela frente, o que nos motivou ainda mais. A estrada oscilava entre asfalto impecável e chão batido cheio de buracos, mas não podíamos reclamar de nada pois achávamos que iríamos sofrer muito mais com o terreno.
      Pedalamos cerca de 20Km até entrarmos em Chone. A entrada da cidade era organizada e com estilo interiorano, entretanto, a medida que fomos avançando, nos deparamos com um grande e caótico centro. Procuramos um hotelzinho e nos instalamos. Aqui, como no norte peruano, eles também tem o costume de ter apenas água gelada no chuveiro. Desta maneira, tomamos um banho gelado e fomos atualizar o blog.
     Quando a fome começou a bater, fomos ao supermercado para comprarmos os alimentos para o café de amanhã e aproveitamos para passar em uma polleria que parecia boa. Para o nosso azar, o restaurante era muito ruim, comemos o que conseguimos e passamos em uma sorveteria para completarmos a janta. Acabamos de voltar ao quarto e vamos atualizar um pouco mais os relatos antes de dormir. Amanhã teremos que acordar cedo, pois a próxima cidade fica longe de Chone.
Hotel: R$27,00 – Gelo: R$1,80 – Almoço: R$4,59 – Supermercado: R$11,52 – Padaria: R$ 1,44 – Janta: R$ 10,80
Distância: 53,14Km – Tempo: 3h15min44” – Média: 16,1Km/h
Medianas, pois um bom pedaço está em obras.