quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

432° Dia – Japoatã – Aracaju – 22/01/2012 – Domingo

Hoje sim conseguimos acordar cedo para partirmos rumo à capital sergipana. Tomamos o nosso café da manhã, preparamos tudo e iniciamos as nossas pedaladas. Já na saída da cidade, vimos que o dia não seria nada fácil. O horizonte mostrava uma região bem escarpada. Desta maneira, vimos que era melhor nem ficar se preocupando e só pedalar.
Aos poucos vencíamos morro a morro. As pernas já estavam sem energias e tínhamos que fazer algumas paradas para descansarmos e comermos um pouco. Hoje estava sendo mais um dia de ficarmos pasmos com o relevo e vegetação local, devido à coxilhas e à densa vegetação.
Conforme nos aproximávamos da BR-101 aumentava o nosso receio devido às condições da estrada. Assim que chegamos ao entroncamento, confirmamos o que estávamos temendo: a rodovia estava em péssimas condições devido às obras! A partir deste momento, a pedalada ficou um pouco tensa devido às condições um pouco perigosas. Como já estávamos com fome, paramos num restaurante de beira de estrada e nos esbaldando dividindo um PF gigantesco. Após a bela refeição (de tamanho e não de gosto ou condições sanitárias), retornamos à estrada.
A cada quilômetro as condições ficavam mais desfavoráveis e tínhamos que ficar cruzando a estrada para podermos pedalar pelo acostamento do sentido contrário, pois no nosso sentido, em muitos lugares, não havia acostamento devido às obras. Além disso, o sobe e desce não parava em momento algum. Depois de ficar atravessando a estrada a procura de condições melhores, surgiu uma pista novinha em folha e bloqueada para trânsito. Foi a nossa salvação! Praticamente estreamos aquele asfalto lisinho e todo nosso. A tensão acabou e só nos preocupávamos em aumentar o ritmo para chegarmos a Aracaju antes do anoitecer.
Quando mal esperávamos, vimos o acesso à capital sergipana. Ficamos muito felizes e relaxamos um pouco, pois é muito menos perigoso pegar noite na cidade do que na estrada. Ao entrarmos no acesso, vimos que tínhamos mais uns 6Km pela frente, mas não seria problema. Conforme pedalávamos, nos aproximávamos da zona urbana e começávamos a ver os prédios de uma cidade grande (desde Maceió que não passávamos por uma metrópole).
Estávamos em dúvida entre ir para a Praia de Atalaia (principal da cidade) atrás do camping que o pessoal lá da Praia do Francês havia nos dito ou procurarmos alguma pousadinha mais próxima do centro. Como já era noite, optamos pelo centro mesmo. Assim que chegamos a um posto de gasolina, paramos para perguntar por onde chegávamos no centro e onde podíamos encontrar uma pousadinha boa. Eles nos disseram que o centro era meio perigoso naquela hora e que nas quadras próximas ao posto tinham muitas pousadas. Sendo assim, a Cris ficou com as bikes no posto e fui atrás de onde ficarmos.
Após passar em vários estabelecimentos, acabei vendo a Pousada São Jorge. O local era bem confortável, arrumado e limpo, porém com um precinho um pouco elevado. Como merecíamos um pouco mais de conforto, optamos por ela mesmo! Instalamo-nos, tomamos um bom banho e começamos a pensar no que jantar. Como havíamos visto que não tinha restaurante algum no entorno da pousada, acabamos comendo somente uns lanches e capotamos, pois a pedalada de hoje sugou as nossas energias!

- Pousada: R$85,00   - Bebidas: R$6,50   - Almoço: R$10,00
- Distância: 89,10Km   - Tempo: 5h51min36”    - Média: 15,2Km/h
- Muito ruins devido às obras.