sábado, 18 de fevereiro de 2012

442° Dia – Ilhéus – 01/02/2012 – Quarta-feira

A noite foi relativamente tranquila e chegamos ao amanhecer na rodoviária de Ilhéus. Fomos recebidos por uma chuva fininha e constante. Não esperávamos este tipo de clima nem a temperatura amena. Pelo menos, enquanto arrumávamos as nossas coisas, a chuva deu uma trégua e firmou um céu um pouco mais aberto. Com tudo pronto, começamos a nossa pedalada em busca de onde passarmos os próximos dois dias.
Saímos da rodoviária e fomos até o centro da cidade. O caminho era bem bonito, com morros cobertos de mata e um belo mar. Ao chegarmos ao centro, nos informamos sobre as melhores praias. Perguntamos para dois pedestres e ambos falaram que as praias do sul eram as melhores. Sendo assim, rumamos ao sul.
Passamos pelo Pontal (local onde o rio se encontra com o mar e acaba formando uma bacia bem calma) e chegamos à Praia dos Milionários. Como o local parecia legal e bem próximo do centro, começamos a pesquisa de preços e condições. Já na segunda em que paramos (Pousada Santa Cruz), achamos um precinho camarada e bem bonitinha. Na verdade era quase um apart hotel, sendo um sobrado com um quarto, sala, cozinha completa e banheiro. Instalamo-nos e fomos dar uma repousada, pois, além do cansaço da noite em movimento, a chuva havia recomeçado.
No início da tarde, levantamos e nos deparamos com um sol forte e um calor intenso. Desta maneira, nos arrumamos e fomos à praia. Ao chegarmos na areia, ficamos um pouco decepcionados, pois a orla não tinha nada demais. Demos uma caminhada, mas mesmo assim, não encontramos nada de interessante. Sendo assim, optamos por dar um pulo no centro histórico. Fomos até o Pontal e pegamos um ônibus até o centro.
Desembarcamos no centro e começamos a explorar a região. Não tínhamos conhecimento de que a cidade de Ilhéus tinha tanto valor cultural e histórico. Passamos pela casa da família do escritor Jorge Amado e ficamos sabendo que muitos dos seus livros se basearam nas suas experiências vivenciadas na cidade. Além disso, vimos belíssimas igrejas, bares importantes e diversos pontos culturais.
Na volta à pousada, ainda passamos no supermercado e embarcamos no ônibus de regresso cheios de sacolas (aproveitaremos a cozinha completa para cozinharmos um pouco). Assim que chegamos “em casa”, guardamos os mantimentos e começamos a ver o que faremos amanhã. Estamos em dúvida de dar um pulo em Itacaré (90Km) ou ficarmos relaxando na praia, pois muita gente disse que Itacaré é um local belíssimo.
Mais tarde, iniciamos os preparativos da janta. Além disso, fizemos um mingau de aveia que estávamos com muita saudade. Comemos nos sentindo em casa! É bom estar viajando e conhecendo cada dia uma coisa nova, mas como é bom ter um lugarzinho para se chamar de “seu” (mesmo que só pareça). Ainda em dúvidas do nosso paradeiro de amanhã, fomos dormir.

- Pousada: R$50,00    - Ônibus: R$8,80   - Almoço: R$18,50   - Supermercado: R$42,35