quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

440° Dia – Imbassaí – Salvador – 30/01/2012 – Segunda-feira

Acordamos um pouco mais tarde do que queríamos, pois a noite foi um pouco tumultuada devido aos mosquitos. Tomamos o nosso café da manhã reforçado, arrumamos tudo, nos despedimos do pessoal e iniciamos as pedaladas em direção à Salvador.
Assim que entramos na Linha Verde (estrada para Salvador), fomos muito surpreendidos pelas condições da estrada. Além de um acostamento excelente, vimos que o horizonte se tornou muito mais liso (sem morros) do que esperávamos. Com tudo a nosso favor, conseguimos imprimir um ritmo que há tempos não conseguíamos. Fomos fazer a nossa parada somente após mais de 40Km pedalados. Fizemos um pequeno lanchinho e já continuamos o nosso caminho, pois queríamos chegar ainda de dia em Salvador.
Após mais alguns instantes, chegamos à área urbana da capital baiana. Infelizmente, descobrimos que o nosso caminho ainda estava longe de terminar, pois teríamos mais uns 30Km até a área dos hostels da Hostelling International. Sendo assim, procuramos a zona da orla para termos um caminho mais agradável.
Demos sorte e uma ciclovia iniciou na beirada do calçadão. Pedalamos por uns 15Km nestas condições tranquilas e pudemos ir apreciando a paisagem. Ao chegar mais próximos do centro, a “folga” acabou e tivemos que sofrer em meio aos carros do trânsito caótico de uma metrópole. Mesmo assim, conseguimos chegar ainda de dia no Hostel Ondina e fomos excelentemente bem atendidos. Instalamo-nos, tomamos um banho para relaxar e já saímos para explorar um pouco mais da cidade.
Verificamos quais eram as linhas de ônibus que iam até a zona do Pelourinho e do Mercado Modelo e partimos para a parada. Em pouco tempo o ônibus passou e embarcamos. Foram uns 15min de viagem e já descíamos no centro histórico. Passamos pelo elevador, Mercado Modelo e perdemos um pouco mais de tempo conhecendo o Pelourinho. Ainda vimos uma pequena apresentação de dança folclórica e aproveitamos um restaurantezinho baratinho para jantarmos.
Na volta ao hostel, fizemos uma paradinha no supermercado para abastecermos os alforges. Sempre tentamos comprar um pouco mais de mantimentos nas grandes cidades para aproveitarmos a maior variedade e economizarmos. Cheios de sacolas, chegamos ao hostel e organizamos tudo. O Hostel Ondina tem uma estrutura diferenciada onde os hóspedes realmente se sentem em casa. Amanhã definiremos os nossos próximos passos, pois estamos atrasados em relação ao cronograma e temos que chegar em Porto Alegre dia 31/03;

- Janta: R$18,90   - Ônibus: R$10,00   - Supermercado: R$52,28
- Distância: 93,58Km   - Tempo: 5h15min22”   - Média: 17,79Km/h
- Excelentes, com um acostamento largo e asfalto bem liso.