domingo, 26 de fevereiro de 2012

461° Dia – Prado – Teixeira de Freitas – 20/02/2012 – Segunda-feira

Durante esta noite, mais uma vez, choveu bastante. Por sorte, ontem saímos para comprar algo impermeável para colocarmos por cima da barraca, pois está com goteiras. O engraçado é que não tinha lona em nenhum lugar aberto e acabamos comprando uma cortina de banheiro, bem florida. Mesmo assim, acordamos várias vezes durante a madrugada, mas por causa das conversas escandalosas dos nossos vizinhos bêbados. No início da manhã, eles voltaram a fazer um escândalo que nos acordou novamente. Felizmente, eles foram pegar uma praia e nos deixaram dormir mais um pouco. Levantamos às 10h com um silêncio ao nosso redor maravilhoso. Ainda um pouco cansados, fomos tomar o nosso café da manhã reforçado, pois hoje teremos uns 80Km de pedaladas pela frente.
Após comermos, começamos a levantar equipamento e organizamos tudo tranquilamente. Próximo das 13h, nos despedimos do pessoal do Camping Fruta-Côco e da Mimimi e caímos na estrada. O início da estrada foi tranquilo, mas ficamos em dúvida de prosseguir pedalando até Teixeira de Feitas, pois talvez chegássemos de noite. Ao chegarmos ao trevo de Alcobaça, vimos que daria tempo e pegamos o caminho que se afasta do litoral e vai até Teixeira de Freitas.
A partir deste momento, o vento ficou a nosso favor e conseguíamos imprimir um bom ritmo de pedalada. O problema é que o sobe e desce se fez presente. Após duas rápidas paradinhas para descansarmos um pouco e repormos às nossas energias, já estávamos bem próximos da cidade. A está altura, nos deparamos com um imenso vale que parecia o leito de um rio pré-histórico e gigantesco. A região era muito verde, com uma variedade imensa de plantas e aves. Uma das paisagens mais belas dos últimos trechos de pedalada. Pena que para sairmos deste vale, pegamos uma subidinha que nos fez suar como há muito tempo não suávamos!
Ao cair da noite, chegamos à entrada da cidade. Sendo assim, começamos a nos informar sobre onde se localiza a rodoviária. Após algumas paradas e alguns caminhos um pouco errados, chegamos ao nosso destino. A rodoviária era pequena e percebemos que só uma empresa faz a linha até Vitória. Como todo monopólio acaba se tornando um pouco abusivo, pagamos o valor exigido e ainda tivemos que marchar num excesso de bagagem absurdo (R$40,00 após muito choro).
Como não havia outro jeito, pagamos o que tínhamos que pagar e fomos aproveitar as 4h que tínhamos até a saída do ônibus. Tomamos um bom banho (muito bom mesmo) e fizemos um lanchinho. Um pouco antes do horário de partida, iniciamos a desmontagem dos nossos equipamentos. Assim que chegou o ônibus, embarcamos e capotamos, pois o cansaço era grande.

- Ônibus: R$114,00   - Lanches: R$13,00   - Excesso: R$40,00   - Banho,00   - Banho: R$10,00
- Distância: 86,3Km   - Tempo: 4h57min49”   - Média: 17,3Km/h
- Ruins, pois em grande parte do caminho não havia acostamento ou o acostamento era muito ruim.