terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

447° Dia– Santa Cruz de Cabrália –Arraial D’Ajuda – 06/02/2012 – Segunda-feira

Acordamos tarde e acabamos perdendo o café da manhã do hostel. Como ontem à noite o supermercado estava fechado, não tínhamos mantimentos para o nosso desayuno. Desta maneira, arrumamos tudo e fomos para a estrada. Porém, antes de realmente iniciarmos as pedaladas, fizemos uma paradinha para o almoço, visto que já era 12h.
Acabamos comendo demais num restaurante buffet livre. Como a barriga estava cheia, o sol forte e a distância para hoje era pequena, pedalávamos bem devagar. Aproveitamos que já estávamos por ali e demos uma passadinha na beira da praia. O acesso era bem legal, com várias barraquinhas de artesanato indígena e até um Museu do Índio. Ao chegarmos na beira da praia nos deparamos com a cruz que marca onde foi rezada a primeira missa no Brasil. Após uma sessão de fotos e de ficarmos admirando a belíssima praia, retornamos para o nosso caminho até Arraial D’Ajuda.
A estrada ia costeando o mar e tínhamos uma vista e brisa maravilhosas. Ao nos aproximarmos de Porto Seguro começaram as famosas barracas de praia. A primeira por qual passamos foi a Barramares. Por ser novidade, chegamos a entrar de bike e tudo para darmos uma olhadinha. Era umas 13h30min e já tinha bastante gente bebendo e dançando conforme mandava o animador que estava no palco. A Bahia é uma festa mesmo! Continuamos a pedalada e vimos muitos belíssimos hotéis à beira mar e tantas outras barracas animadas. Vimos a Axé Moi, ToaToa e tantas outras.
Ao chegarmos no centro da cidade, vimos um supermercado e demos uma paradinha para nos abastecermos, pois acreditamos que os preços seriam melhores ali do que em Arraial D’Ajuda. A Cris entrou no super e fiquei vigiando as bikes. Enquanto ela fazia as compras, dois senhores chegaram para falar comigo e saber o que estava fazendo com as bicicletas tão carregadas. Expliquei a expedição para eles e já pedi informação sobre os próximos destinos. Para a minha surpresa, eles disseram que o caminho mais perto até Trancoso era de 34Km e de chão batido. Além disso, ele disse que de Trancoso em diante não tinha estrada asfaltada, somente chão batido. Agradeci pelas informações e nos despedimos, pois a Cris já tinha voltado com as comidas e tínhamos que chegar em Arraial.
Falei para ela das informações que havia obtido e ela, assim como eu, também ficou pasma. Neste momento estávamos completamente em dúvida de ir para Trancoso ou pegar a BR-101 a partir de Arraial mesmo. Como teríamos tempo para decidir, seguimos para a balsa que nos levaria até o nosso destino. No caminho, ainda passamos pela Passarela do Álcool e já agendamos uma visitinha para mais tarde.
Pegamos a balsa e, com a solidariedade espontânea de um conterrâneo de Santo Ângelo, não precisamos pagar nada. Ao chegarmos do outro lado, começamos a procurar a Rua do Campo, onde fica o Hostel Arraial D’Ajuda. Felizmente, para todas as pessoas que perguntávamos nos diziam que era só seguir em frente que chegaríamos lá. Mal a gente sabia que tinha uma pequena lombinha no meio do caminho. Após o “pequeno” obstáculo, finalmente chegamos ao hostel. Fomos super bem atendidos e já nos instalamos. Após um banho e uma exploração pelas excelentes instalações do hostel, fomos dar um pulinho na praia.
Disseram-nos que o caminho era curtinho e que dava para ir a pé. Saímos caminhando e nos surpreendemos com o centrinho de Arraial. O local é super chique com inúmeros restaurantes bam-bam-bam e pousadas cheias de estilo. Ao chegarmos na praia, demos uma ótima relaxada com um banho de mar maravilhoso.
Na volta ao hostel, fizemos uma paradinha para pegarmos um açaí (que coisa boa) para aguentarmos até a janta. Em seguida, já começamos a preparar a nossa janta, pois não queríamos chegar muito tarde na Passarela do Álcool. Comemos fartamente e fomos nos arrumar para sair. Após um tempinho lá estávamos nós esperando a van que ia até a balsa. Contando o tempo de van e balsa foram uns 40min até estarmos desfilando pela Passarela do Álcool. As inúmeras barraquinhas de coquetéis e guloseimas eram de encher os olhos. Além das inúmeras lojinhas de artesanato. Após umas três voltas pela passarela, dois capetas (que nem eram tudo isso) e uma torta, já estava na hora de iniciarmos o caminho de volta, pois se pegássemos mais um capeta nem saberíamos voltar!
Mais uns 40min e já estávamos no hostel. Como estamos em quartos separados, combinamos um horário para nos encontrarmos para desayunar amanhã e cada um foi para os seus aposentos descansar depois deste dia tão longo.

- Compras: R$19,90-Balsa: R$6,00  - Van: R$8,00   - Passarela do álcool:R$16,50   - Almoço: R$17,00    - Açaí: R$6,00