quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

448° Dia–Arraial D’Ajuda – 07/02/2012 – Terça-feira

Acordamos relativamente cedo e nos encontramos na área de convivência do hostel para tomarmos o nosso café da manhã. Após a refeição, ficamos um tempo atualizando os blogs, mandando notícias para a família e dando uma olhadinha nas notícias. Quase no início da tarde nos arrumamos e fomos curtir uma prainha.
O caminho até a praia não é muito longo, mas tem uma subidinha na volta que é bem considerável. Assim que colocamos os nossos pés na areia, decidimos caminhar para a direita para irmos até a tão falada praia de Pitinga. A caminhada foi tranquila e em poucos minutos já estávamos na enseada mais famosinha de Arraial. O local realmente é bonito, mas não tem nada de diferente das demais enseadas, somente um riozinho e as falésias de Trancoso no horizonte.
Como o mar estava um pouco mais calmo mais para a praia central de Arraial, tiramos algumas fotos em Pitinga e retornamos até um pouco com sombras de coqueiros para nos instalarmos. Colocamos todas as nossas coisas na areia e nos mandamos para o mar. Ficamos quase 1h direto na água, que estava quentinha e calma. Apesar disso, a Cris levou uma onda na cabeça que fez com que o seu ouvido ficasse doendo.
Mais tarde, começamos a voltar para o hostel, pois amanhã vamos para Trancoso (ainda não sabemos se pelo asfalto – 54Km, chão batido – 34Km, ou areia da praia – 13Km). Tentamos achar alguma tapioca no centrinho de Arraial, mas a tentativa foi em vão e acabamos nos entregando novamente ao delicioso açaí. Porém, hoje cada um pegou o seu e acabei pedindo uma mistura de açaí com creme de cupuaçu. O doce do açaí com o azedo do cupuaçu combinou perfeitamente!
Durante a busca pela tapioca, acabamos conhecendo um pouco mais de Arraial. Passamos pela igrejinha que deu origem ao povoado e vimos a belíssima paisagem que tem o mirante atrás da igreja. Ficamos um tempo admirando a natureza e tirando algumas fotos. Em seguida, fomos ao supermercado para fazermos a nossa janta reforçada, pois amanhã pedalaremos.
Após as compras, voltamos para o hostel e fomos tomar um banho para depois cozinharmos. Quando fui em direção ao meu dormitório, percebi que havia uma árvore de cacau bem na entrada do meu quarto. Não acreditei quando vi vários frutos bem maduros em cima do pé. Para não ter problemas, perguntei para um funcionário se poderia apanhar as frutas e ele disse que sim. Após a colheita, tomei banho e fui ajudar a Cris no preparativo do jantar. Como estávamos fazendo junto, tudo ficou pronto rapidinho. Pegamos uma mesinha ao ar livre para nos instalarmos e jantamos um belo carreteiro à luz da lua cheia. Comemos de não aguentar mais! De sobremesa ainda tivemos a degustação do cacau. A fruta é composta por uma casca dura amarela num formato similar a uma carambola, porém maior. O interior são várias sementes (do tamanho de uma castanha do pará) unidas por um fiapo e recobertas com uma camada fina e viscosa de uma polpa branca. O gosto da fruta é bem diferente do que imaginávamos, tendo uma acidez parecida com a graviola e um gosto bem característico.
Após a janta, a Cris foi atualizar os blogs enquanto eu dava uma geral nas bikes. Ficamos umas 2h, cada um na sua função. Com as rodas centradas e com os relatos já mais próximos de ficarem em dia, fomos decidir o nosso itinerário de amanhã. Pesamos todos os prós e contras e acabamos optando pela beira da praia, pois serão somente 13Km. Além disso, nos falaram que a maré baixa vai das 9h às 14h e que neste período tem como pedalar tranquilamente (estamos nas marés mais extremas devido à lua cheia). Com tudo certinho, combinamos de acordar às 5h30min para começarmos a nos arrumar para não perdermos a maré baixa de maneira nenhuma e cada um foi para os seus aposentos.

Gastos
- Compras: R$42,28   - Açaí: R$9,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário