quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

437° Dia – Indiaroba – Conde – 27/01/2012 – Sexta-feira

Hoje sim conseguimos acordar cedo. Tomamos um surpreendentemente bom café da manhã, arrumamos tudo e partirmos. No início da pedalada já notamos uma boa diferença para melhor nas condições da estrada. Surgiu um acostamento largo e com um asfalto bem liso. Infelizmente, os morros é que continuaram presentes o tempo todo. Ao sair da cidade, pegamos o caminho para a “Linha Verde” (estrada que passa pelo litoral norte baiano).
Conforme pedalávamos compreendíamos o porquê deste nome para a estrada. Somente conseguíamos avistar mata e campo, sem nenhuma urbanização. As “coxilhas” eram constantes e não passamos por 100m seguidos de plano. Agradecemos por termos parado em Indiaroba ontem, pois teria sido muito cansativo e estressante passar por este trecho à noite. O sobe e desce constante e o sol escaldante sugavam as nossas energias.
Após algumas paradas, chegamos à entrada de Conde. Assim que chegamos ao centro do vilarejo, ficamos na dúvida entre ficar no centro (sem praia) ou de ir até o Sítio do Conde (praia) ou alguma outra praia mais ao sul. Sendo assim, começamos a perguntar para algumas pessoas como eram as estradas e as praias. Todos disseram que as praias eram legais (notamos uma falta de entusiasmo ao falarem isso) e que o caminho até Sítio do Conde era de paralelepípedo e depois era chão batido. Como não queríamos pegar 12Km de paralelepípedo (6Km de ida hoje e 6Km de volta amanhã) para somente conhecer a praia (já estava quase escurecendo), optamos por nos instalarmos no centro mesmo.
Desta maneira, paramos numa lanchonete para relaxarmos um pouco enquanto comíamos alguma coisa. Pedimos dois salgados e descobrimos um suco delicioso: suco de cacau! Nunca havíamos tomado, mas adoramos no primeiro gole. Com certeza será uma das primeiras opções de suco a partir de agora. Após o lanche, fomos atrás de um teto.
Passamos por várias pousadas e acabamos ficando numa casa que alugava quartos (uma casa branca de dois andares na rua principal e bem próxima da praça). O pessoal foi muito receptivo e nos fez sentir em casa. Colocamos todas as nossas coisas no quarto, tomamos um bom banho e ficamos curtindo uma espaçosa varanda com rede.
Ao anoitecer, saímos para ir na feira para comprarmos umas frutas e depois jantarmos. Achamos uma oferta muito boa (10 laranjas por R$1,00) e enchemos a sacola com laranjas! Em seguida, comemos num restaurantezinho na praça que servia lanches e tinha um buffet livre simples e econômico. Mais que satisfeitos, retornamos para o quarto para fazermos um pouco dos trabalhos burocráticos e descansarmos, pois amanhã serão quase 100Km até Imbassaí.