segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

444° Dia–Ilhéus – Comandatuba – 03/02/2012 – Sexta-feira

Acordamos calmamente, finalizamos as arrumações, tomamos o nosso café e partimos para a estrada. Assim que pegamos o caminho para o sul, vimos que a estrada estava acompanhando a orla. Torcemos para que fosse assim o tempo todo, pois é muito bom pedalar com a brisa do mar. O único problema era o acostamento em péssimas condições.
Com o passar dos quilômetros as condições da estrada foram melhorando, mas, em contrapartida, nos afastamos um pouco da orla. Com isso, o velho e conhecido “sobe e desce” começou a se fazer presente. Pedalávamos em meio a um relevo acidentado e uma vegetação densa. Durante o caminho percebemos que o pessoal deu o nome de “Costa do Cacau” a esta parte do litoral baiano. Tomara o trecho faça jus ao nome e consigamos achar alguma fruta para conhecermos e provarmos.
Sem muitos povoados pela beira da estrada, o nosso objetivo era chegar até a cidade de Una e lá se informar a respeito do caminho até Canavieiras (local onde teremos que atravessar de barco a foz de um rio). Assim que chegamos ao centro da cidade, aproveitamos para passar no supermercado para comprar alguns mantimentos e já nos informarmos. Ficamos sabendo que há o povoado de Comandatuba uns 20km a frente e decidimos ir até lá, pois quanto mais pedalarmos hoje menos pedalaremos amanhã. Além disso, pelo cronograma que fizemos, teríamos que ir até Canavieiras hoje, mas não chegaremos lá.
Na saída da cidade nos deparamos com uma grande subida, mas o que nos surpreendeu foi a quantidade de pessoas correndo e caminhando nesta ladeira. Eram pessoas das mais variadas idades, sendo que tinham umas senhorinhas que deveriam beirar os 65-70 anos! Ficamos realmente boquiabertos. Continuando a nossa pedalada, ainda pegamos mais alguns morros até começarmos a avistar o mar novamente (a cidade de Una fica afastada da orla). Como já estava querendo anoitecer, decidimos parar em Comandatuba mesmo, nem tentamos ir para Canavieiras para não pegarmos noite nestes quase 40Km restantes.
Assim que entramos no acesso à cidade ficamos um pouco preocupados, pois não parecia muito estruturada. Conforme fomos pedalando, as condições foram melhorando e vimos até um pequeno aeroporto. Quando chegamos ao vilarejo realmente, começamos a procura por onde ficar. Depois de muito pesquisar, nos disseram que a pousada do Gilson era a com melhor preço. Chegando na frente da Pousada Recanto da Ilha, vimos uma bela construção com piscina e tudo. Ficamos meio cabreiros, mas o Gilson realmente tinha um precinho camarada.
Instalamo-nos no ótimo quarto, tomamos um bom banho e saímos para procurar o que comer. Como não vimos restaurante algum, fomos ao mercadinho e compramos um frango para o nosso clássico arroz com galinha. De volta aos nossos aposentos, iniciei a preparação da comida enquanto a Cris colocava as garrafinhas para congelar no frigobar para amanhã termos uma aguinha gelada para a pedalada.
Com a comida pronta, atacamos, pois a fome era grande! Após nos empanturrarmos, pegamos umas rapadurinhas (ainda aquelas que compramos na entrada da Bahia) e fomos relaxar deitados na confortável cama enquanto víamos um pouco de televisão. Mais tarde, escrevemos mais alguns relatos atrasados (está difícil, mas estamos pondo em dia o nosso trabalho burocrático). Em Seguida fomos dormir, pois amanhã temos mais uns 40Km até Canavieiras.

Gastos
- Pousada: R$50,00- Supermercado: R$30,25
Estatísticas
- Distância: 69,7Km- Tempo: 4h42min31”   - Média: 14,8Km/h
Condições da estrada
- Boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário