segunda-feira, 19 de março de 2012

479° Dia – Ubatuba (Perequê Mirim) – São Sebastião (Barequeçaba) – 09/03/2012 – Sexta-feira

Hoje acordamos atrasados, arrumamos as nossas bagagens e já partimos rumo a Maresias. Desde o início da pedalada, a estrada dificultou o nosso rendimento. O acostamento estava cheio de buracos e areia solta, em diversos momentos, tirávamos fininho dos carros para fugirmos dos obstáculos.
Apesar das péssimas condições da estrada, conseguíamos relaxar devido à belíssima paisagem do norte paulista. Ficamos nos perguntando por que os paulistas saem tanto do seu Estado nas férias se eles possuem praias tão lindas. É incrível ver a mata atlântica cobrindo a Serra do Mar e chegando até o mar verdinho, da maioria das enseadas. O único “defeito” da região é o sobe e desce interminável, mas vale a pena o esforço para viajarmos em meio a tanta beleza natural.
Como o calor estava insuportável, fizemos uma parada para fugirmos do sol e pegarmos um picolé para refrescar. Assim que voltamos à estrada, nos deparamos com uma estrada pior ainda, sem nada de acostamento e cheia de curvas fechadas (os carros entravam nas curvas sem saber da nossa presença e passavam muito perto de nós). Ficamos realmente estressados com essa situação e decidimos reduzir o nosso trajeto do dia a fim de evitarmos o trânsito do horário de pico.
No final da tarde, chegamos em Barequeçaba, um pequeno povoado entre São Sebastião e Maresias. Fomos até a beira da praia e perguntamos para os locais se havia alguma pousadinha barata. Para o nosso azar, eles nos informaram que só havia hospedagem econômica em São Sebastião, que ficava há 10Km de distância (voltando!) e 4Km de subida. Desta maneira, optamos por pagarmos um pouco mais, mas nos instalarmos logo para descansarmos. Passamos em diversos lugares e os preços eram realmente abusivos. Ah, nesta hora percebemos um bom motivo para os paulistas irem curtir suas férias no litoral de outros Estados: o custo de vida! Acabamos ficando em um chalé com cozinha. Sendo assim, passamos no supermercado para comprarmos a nossa janta e, em seguida, nos instalamos para conseguirmos relaxar o restante da noite.
Agora, escrevo este relato enquanto o Moacir desfia um franguinho para colocarmos nos nossos sanduíches de amanhã. Em seguida, iremos dormir, pois amanhã ainda terá muito sobe e desce. Boa noite!

- Pousada: R$100,00   - Supermercado: R$26,72  - Picolé: R$2,50
- Distância: 72,1Km   - Tempo: 5h02min11”    - Média: 14,3Km/h
- Ruins, vários trechos sem acostamento e muito movimento.