domingo, 25 de março de 2012

490° Dia – Itapema – Porto Belo – 20/03/2012 – Terça-feira


Foto by Fenoy
Hoje acordamos às 9h, tomamos um bom café da manhã, arrumamos as bagagens e fomos para Porto Belo. Como existe uma estrada litorânea, escapamos da BR-101 e pudemos curtir a brisa do mar durante a pedalada. No final da manhã, chegamos à Porto Belo.
Como havíamos combinado com os nossos amigos Fenoy e Ieda (http://www.brutusnaestrada.com.br - aqueles que encontramos em Colônia do Sacramento no início dessa expedição) que iríamos ficar na pousada do irmão do Fenoy (Pousada Porto Belo), fomos procura-los no seu centro de entretenimento, Porto dos Piratas (http://portodospiratas.com.br). Chegando lá, fomos muito bem recepcionados pelo Lucas (filho do Fenoy), pelo Laerte e pelo Norberto. O pessoal foi sensacional, ficaram um bom tempo conversando conosco e até fizeram um pôster com uma foto nossa, uma lembrança que vamos guardar com muito carinho.
Foto by Fenoy
Quando a Ieda e o Fenoy chegaram, ficamos bem felizes em revê-los. Foram alguns instantes de lembranças de quando nos conhecemos e, logo após, o Fenoy nos soltou uma bomba: já tinha acertado com o seu professor de paraglider um voo agora a tarde para nós! Ficamos meio sem reação devido à grande surpresa, mas aceitamos assim que caiu a ficha. Após mais um tempinho batendo papo, já fomos nos instalar, pois tínhamos que correr contra o tempo para chegarmos no início da tarde no Morro do Careca em Balneário Camboriú.
No caminho para a Pousada Porto Belo (http://www.pousadaportobelo.com.br), passamos pelo Gabriel (filho da Adri e do Jhonny) e ele nos indicou o caminho. Chegando lá, conhecemos o Jhonny e a Adri. Apresentamo-nos e, desde o primeiro instante, ambos foram extremamente hospitaleiros e fizeram com que nos sentíssemos em casa. Eles nos deram um apartamento que fica no alto do morro e, além de todo o conforto possível, tem uma vista espetacular da baía de Porto Belo. Agradecemos muito por tudo e combinamos com o pessoal de um pouco mais tarde nos encontrarmos para partirmos rumo à Camboriú.
Foto by Fenoy
Sendo assim, instalamo-nos, tomamos um excelente banho e já nos preparamos para esta experiência única nas nossas vidas. Quando terminamos de nos arrumar, o Fenoy e a Ieda chegaram e nos chamaram para irmos voar. Nós fomos de carro junto com a Ieda e o Fenoy, enquanto o Jhonny e a Adri foram de moto. No caminho, as mãos da Cris suavam devido a um certo nervosismo. Após passarmos por toda a orla de Balneário Camboriú (ficamos impressionados com a quantidade de turistas da terceira idade na beira da praia), começamos a subida do Morro do Careca.
Assim que chegamos lá no topo, conhecemos o Du (instrutor de paraglider – (47)96120004 – duflydu@hotmail.com). Ele é que seria o responsável pelos nossos momentos no ar. Conversamos um pouco e ele já falou que as condições estavam perfeitas para voarmos. Sendo assim, me chamou para irmos pegar o equipamento e, em poucos instantes, eu já estava com a “cadeirinha”. Enquanto ele estava preparando a pipa no solo para a decolagem, o Fenoy me explicava como funciona a câmera Go Pro (recomendamos para quem for fazer alguma atividade outdoor e queira imagens - excelente para cicloturistas). Ainda bem que o Fenoy levou a câmera dele, pois a nossa máquina digital se entregou de vez! Quando todos os preparativos estavam prontos, o Du avisou que o vento estava um pouco forte e que, talvez, a Cris não pudesse voar devido ao seu pouco peso. Desta maneira, fui encarar o primeiro salto.
A decolagem foi tranquila e assim que me dei conta já estávamos a uns 30 metros de altura (em relação ao topo do morro). A vista era incrível e a sensação de estar voando é indescritível. Com o passar do tempo fui me acostumando com a situação e o Du perguntou se poderia ser um pouco mais ousado no voo. Disse que sim e que poderia fazer algo que desse mais adrenalina. Assim que acabei de falar ele disse para me preparar para a primeira manobra. Nem sei direito o que fizemos, mas percebi uma grande pressão e que estávamos girando em grande velocidade. Após uns 10 segundos assim, retornamos ao voo normal. Depois de uns 2 minutos, o Du me mostrou uma outra manobra. Durante este movimento, senti a mesma sensação de antes, porém percebi que o horizonte estava na vertical! Realmente desorientador estar nesta situação (tenho que admitir que fiquei um pouco enjoado). Ficamos mais uns 10 minutos sobrevoando Balneário Camboriú e curtindo o visual do céu azul, montanhas e a cidade pequena lá embaixo. No final do voo, o vento aumento e tornou-se um pouco impróprio para a atividade, mas o Du aterrissou sem problemas.
Logo que pisei em terra firme, ficamos esperando as condições para o voo melhorarem para que a Cris pudesse saltar. Enquanto aguardávamos, o Fenoy convenceu o Jhonny a fazer o seu primeiro salto. É muito legal ver os outros saltando, ainda mais com o céu perfeito que São Pedro estava nos proporcionando, deu para tirar umas fotos bem legais.
Foto by Adri
Quando eles voltaram, ficamos um tempo conversando com o Du e a sua esposa Dari, além do resto do pessoal que também estava esperando o momento perfeito para saltar. Após uns 15min, o Du olhou pra Cris e disse: é, só tenho uma coisa para dizer, você vai voar hoje! Ela não sabia se ria ou se chorava, mas encarou o desafio. Eles ainda tiveram que colocar um peso na cadeirinha dela para facilitar as manobras. Só foi uma pena que nos esquecemos de filmar o salto dela com a Go Pro, mas fiquei fotografando e filmando o voo dela. Além disso, o Fenoy e a Adri também faziam a cobertura fotográfica do evento. Assim que ela e o Du pousaram, a Cris disse que adorou a experiência! Após o salto dela, ainda assistimos a Adri fazer o seu primeiro voo também. A cada pessoa que ia, a paisagem ficava ainda mais bela com o cair da tarde. Após muitas fotos, só nos restava esperar o gran finale: o voo do Paulo, um cadeirante que fez o curso de piloto e que consegue praticar esta atividade devido a um triciclo que o Du desenvolveu para ele. Foi de arrepiar ver o Paulo decolando em direção ao pôr-do-sol. Nestes momentos é que percebemos a bobagem que é a discriminação de pessoas com necessidades especiais e a gigantesca inclusão que o esporte proporciona para este público.
Foto by Fenoy
Despedimo-nos do Du e da Dari sem ter como transmitir-lhes a imensa sensação de gratidão que tínhamos. Além disso, ficamos extremamente felizes por termos conhecido mais um casal iluminado. Saindo do Morro do Careca, fomos direto para a casa da Lu e do Tic (casal de amigos do Fenoy e da Ieda). Chegando na ILHAWIND – Escola de Esportes Náuticos (47-99054866), vimos que se tratava de uma casa na beira do mar, com uma vista incrível. Podíamos observar o céu maravilhosamente estrelado enquanto sentíamos a deliciosa brisa que vinha do mar. O local fica bem na frente da ilha de Porto Belo e tem um astral show de bola. Passamos excelentes momentos confraternizando com o pessoal enquanto comíamos um salchipão de matar a saudade do Rio Grande.
Lá pelas 22h, retornamos para a Pousada Porto Belo no motor home do Jhonny e da Adri. Nunca havíamos entrado num veículo assim. É impressionante como o pessoal consegue colocar tudo lá dentro. Há televisão, ar-condicionado, banheiro, forno e tudo mais que se possa pensar. Deve ser uma experiência muito legal viajar nestas condições! Chegando na pousada, agradecemos pelos momentos que eles nos proporcionaram e nos recolhemos aos nossos aposentos. Após tantas atividades, ainda tínhamos mais coisas para fazer: escrever os relatos atrasados! Após escrever uns 2, o cansaço nos venceu e capotamos.

OBS.: Gostaríamos muito de agradecer a estas incríveis pessoas que nos acolheram maravilhosamente bem e nos trataram como se fôssemos da família, mesmo sendo recém-conhecidos!

Segue abaixo algumas dicas para quem quiser visitar Porto Belo e desfrutar da melhor maneira este paraíso:

- Porto dos Piratas – http://www.portodospiratas.com.br – Fenoy, Ieda, Lucas e Victoria
Oferece turismo náutico na região da Costa Esmeralda (Porto Belo, Itapema, Bombinhas e Governador Celso Ramos). O local oferece passeios de barco, estacionamento, loja de souvenirs, além de um restaurante de alto padrão, onde se pode provar algumas iguarias locais.





- Pousada Porto Belo – http://www.pousadaportobelo.com.br – Jhonny, Adri e Gabriel
A Pousada oferece cabanas individuais e suítes. Tudo com um ambiente de tranquilidade, num lugar muito agradável com toda privacidade em harmonia com a natureza nativa. Além disso, a pousada conta com estacionamento, piscina com deck, café da manhã com frutas da época, churrasqueira e vista panorâmica da ilha e da praia de Porto Belo (200m da praia).

- Brasil Sul Mudanças – http://www.brasilsulmudancas.com.br – Dari e Du
Uma empresa especializada em mudanças que conta com as melhores tecnologias do mercado e que está preocupada com o meio ambiente e com o desenvolvimento de projetos sociais. Além do transporte, a empresa também faz içamento de móveis em prédios de até 45 andares e oferece o conceito de guarda-móveis (onde os móveis podem ser armazenados durante os processos de mudança, obras ou falta de espaço na casa nova).

- Du Instrutor de Paraglider – (47)96120004 – duflydu@hotmail.com
Com a supervisão do Du, os iniciantes realizam voo duplo e, após o curso, podem realizar voos autônomos.

- ILHAWIND – Escola de Esportes Náuticos (47-99054866)
Onde é possível aprender a prática dos mais diversos esportes aquáticos (windsurfe, stand-up, remo, etc)

Estatísticas
- Distância: 12,5Km   - Tempo: 1h20min16”   - Média: 9,4Km/h
Condições da estrada
- Ruins.

Um comentário:

  1. Mas, "bah tchê",Só desejar muitos kms de felicidade e realizações ao casal ! Afinal provaram o gostinho de aventura e agora está dentro de vcs. o espírito de descobrir , encontrar um novo olhar para cada cultura e surpresas do caminho !
    serão sempre bem-vindos !!
    "Que bons ventos o acompanhem e que o novo projeto venha para trazer mais realizações e novos amigos ! aquele "baita" abraço Adri Johnny e Juan Gabriel

    ResponderExcluir